quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Tributo à amizade

Edição e revisão: Marsel Botelho


                                                                                                              A música tem esse poder.



Este ano foram quarenta e seis matérias mostrando o novo e o consagrado na música brasileira de qualidade. Esta conexão semanal com vocês, caros leitores, só é possível graças ao profissionalismo de algumas pessoas. Marsel Botelho, pernambucano, poeta, compositor e professor de direito, com mestrado na área, é responsável pela correção e edição dos textos. Vicente de Aquino, editor chefe deste periódico, garante que possamos chegar até vocês todas as quartas-feiras. O “Metrô News” é um veículo de credibilidade no jornalismo paulista, com suas tiragens distribuídas gratuitamente nos metrôs da Cidade de São Paulo ou no site www.metronews.com.br. Circular em suas páginas é uma honra inenarrável. Para fechar com chave de ouro, escolhi o CD/DVD, muito especial e importantíssimo para a discografia brasileira, “Samuel Rosa & Lô Borges ao Vivo no Cine Theatro Brasil”.

A música é capaz de realizar sonhos e colocar no palco fã e ídolo comungando da força e poder da amizade. O compositor, cantor e guitarrista mineiro, líder da “banda Skank”, Samuel Rosa, 50 anos, é a prova viva de quem acredita nos sonhos. Lô Borges, compositor, cantor e “sócio-fundador do Clube da Esquina”, foi e é uma referência para músicos de sua geração, a estrutura musical e a beleza ímpar de suas harmonias fazem com que sejam constantemente estudadas.
 A música de Samuel Rosa com o Skank segue sua própria partitura pelos caminhos coloridos de sua poesia, sua singularidade contrasta aqui e ali com a de seu ídolo de juventude, duas estradas que se encontrariam 20 anos depois de ter sido iniciada por Lô Borges. Imaginem a alegria do Samuel ao saber que seu ídolo gravaria uma canção sua: “Te Ver” foi gravada por Lô, no álbum “Meu Filme” (1996).

O DVD faz uma conexão superinteressante entre os clássicos do “Skank” e os de Lô Borges, expondo toda aquela plasticidade mineira. Agora, se você gosta de documentário, sente, pegue uma pipoquinha e viaje nas histórias contadas pelos artistas em “BH e a Música de Samuel e Lô” (“extras”).

A alguns anos os amigos vêm compondo juntos e chegou a hora de registrar esse encontro memorável. A banda é formada por Doca Rolim, músico de apoio do “Skank” (guitarras, violão e vocais), Alexandre Morão – primeiro baixista do “Skank”, da formação anterior ao primeiro CD, faz o contrabaixo e vocais, Robinson Matos – músico banda Lô (bateria), Telo Borges, irmão e músico da banda Lô (teclados, vocais)

O CD/DVD e “show” abrem com a clássica “Feira Moderna” (Lô Borges/Beto Guedes/Fernando Brant). Na sequência, um dos maiores “hits” da música mineira, “O Trem Azul” (Lô Borges/Ronaldo Bastos). A primeira do Samuel Rosa e Chico Amaral, “Te Ver”. A grade musical é de tirar o fôlego: “Clube da Esquina II” (Lô Borges/Milton Nascimento/Márcio Borges), “Resposta” (Samuel Rosa/Nando Reis), “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” (Lô e Márcio Borges). Com letra de Patricia Maês e música de Samuel e Lô, ouviremos a inédita “Nenhum Segredo”. Ainda temos as participações especiais de Fernanda Takai em “Balada do Amor Inabalável” e Milton Nascimento em “Para Lennon e McCartney”. Para saber do resto, vale a pena comprar o CD/DVD.


Feliz Natal e próspero Ano Novo! 

Um comentário:

  1. Esse show é completamente especial... sempre acompanhei o Skank e o Lô, e realmente ver essas duas mentes geniais no palco é indescritível. Duas gerações que marcaram época se encontrando e fazendo a alegria do público é um boom musical! Canções escolhidas a dedo só deixou o CD mais lindo. Não tive a oportunidade ainda de ver o DVD, mas se vale de dica, que assina o Spotfy, la já tem o cd disponível! Muito obrigado por matérias tão geniais mestre Dery!

    ResponderExcluir