quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bavini


Edição e revisão: Marsel Botelho


                                                                              Bavini é um artista completo que caminha com as próprias pernas.



É muito gratificante para um pai vê que seu filho trilhou os mesmos caminhos e trouxe em seu DNA a essência de sua arte. Marco Bavini é um desses artistas que tem em seu pai, Sérgio Reis, sua maior referência musical. Cantor, compositor, fotógrafo e produtor musical, o artista lança seu primeiro álbum solo, intitulado “Bavini”. O CD conta com 13 faixas produzidas pelo próprio músico, que transita entre o “folk”, o "rock" e as canções românticas.
É normal que as pessoas associem a obra do artista à do seu pai. Bavini sempre trilhou caminho oposto ao de seu pai, Sérgio Reis, ícone da música sertaneja “de raiz”, assim como daquela que foi chamada de “jovem guarda”, onde tudo começou. Bavini é lembrado por ter liderado os “Anjos da Noite”, uma das grandes apostas do “hard rock”, com levada “pop”, banda que surgiu no final da década de 1980, que tinha o virtuoso guitarrista Edu Ardanuy. Há alguns anos, fundou a banda “Tork”, que tem a presença dos irmãos Ardanuy (Edu e Marcos). Bavini é um vencedor como produtor musical, tendo sido agraciado com dois “Grammy”, o primeiro em 2008 e o segundo em 2015, produzindo os respectivos álbuns de seu pai.

 Tive a oportunidade de assistir ao pré-lançamento do CD e posso afirmar, com toda segurança, que Bavini veio para firmar-se definitivamente: sua música, rica em melodias e harmonias bem elaboradas, com uma poesia tecida no mais profundo sentimento, a todos encanta já na primeira audição. Considerado, também, um músico por excelência, Bavini se destaca no violão, na viola, no charango, na gaita e em quase tudo que produza som.  A canção, que abre o CD, “Um Sonho” (Bavini/Marcus Ardanuy), já nos conquista na primeira levada, com um refrão inesquecível: “Eu só sei viver se for com você”. Além da gaita, tocada na introdução pelo próprio artista, o tema tem um arranjo de cordas sensacional, assinado por Beto Parciello. Uma balada romântica se ouve na segunda faixa, “Instante” (Bavini/ Marcus Ardanuy/Gil).

Fica até complicado escolher, por conta da qualidade de todas, uma música para ser a mais representativa desse CD (ou mesmo uma “música de trabalho”). Com Marcus Vinicius e Fatima Taffo, Bavini compôs “Sorrindo”.  Em “Mais uma noite” (Carlos Catuipe/Bavini), a temática amorosa eletriza os sentimentos. Uma das canções mais bela do CD, “Feche os Olhos” (Wander Taffo/Fatima Taffo/Mauricio Gasperini), tem uma interpretação emocionada do artista. Canção do saudoso “GuitaMan”, Wander Taffo (1954-2008).
“Você foi impossível de esquecer/Você é o desejo do meu coração”, diz a letra da canção “Você Foi Você Ê” (Bavini/Marcus Ardanuy/Israel Mattos). A sétima canção do álbum, “Pra ser feliz” (Marcus Ardanuy/Bavini), tem a sonoridade do charango, dando um toque andino à canção. Simplesmente bela. Uma declaração de amor, daquelas que todos nós gostaríamos de dizer, ouviremos em “Seu como a canção” (Atila Ardanuy/Julio Belodi/Bavini/Cristiano Brivilleri). Uma das canções que o público vai grudar é “Sim” (Marcus Ardanuy).
Ouvir essas canções é muito mais... Venha conferir o lançamento do CD BAVINI, dia 16/12/2016, às 20:30h, no teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770, Santana-SP. Participação especial, Sérgio Reis. Informações: (011) 2682 2547.



Nenhum comentário:

Postar um comentário