quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Oxente Uai


Edição e revisão: Marsel Botelho


                                                  Sotaques , poemas e melodias entre minas e o nordeste. 


Minas e o Nordeste são duas escolas que já nos deram um punhado de músicos, cantores e poetas de altíssima qualidade. Harmonias, melodias e sotaques que enveredam por esse Brasil afora. Formado em 2011 na capital mineira, o grupo “Oxente Uai” acaba de lançar o seu primeiro álbum, carinhosamente batizado de “Feito Passarim”, formado por Raisa Campos (Fortaleza – CE) – voz; João Garcia (São Luiz – MA) – “cello”; Gilmar Iria (Viçosa – MG) – acordeom, viola e Victor Rodrigues (Belo Horizonte –MG) – violão.

O grupo mistura a música e a poesia que vem das “montanhas gerais” com o aboio, o xote, o maracatu e a vibrante poética nordestina. Produzido pelo próprio grupo, o CD foi viabilizado através de uma campanha de financiamento coletivo em 2015. O disco é composto por nove canções autorais e uma regravação. A audição desse álbum requer certo momento a sós, o que torna fácil deixar a música entrar pelos poros, fazendo todo sentimento aflorar.

A primeira faixa, “Terra de Sóis” (Raisa Campos), é de uma riqueza ímpar, traz a marca do aboio dos vaqueiros nordestinos para introdução do seu poema. A voz ecoa das montanhas de Minas e da Caatinga cearense, destacadamente nos versos “Eu vim de longe/ eu vim de lá/ Do sertão do Ceará/ Nas terras do meu sertão/O sol brilha no peito/Nas terras do meu sertão/O sorriso reina no olhar...” Pense em um xote “arretado”(!), bom para dançar “abraçadim”, sentir o cheiro no “cangote” da morena e falar baixinho em seu juízo, isso é o que sentimos ao ouvir  a música que dá título ao CD, “Feito Passarim” (Raisa Campos): ”Faz tempo que quero te ver/Faz tempo que quero te dizer/Faz tempo que escrevi/Aquela carta e guardei/Guardei tanta palavra, amor/Guardei meu coração em mim/Mas ele quer voar, te encontrar aonde for/ Feito passarim/Voa atravessar as montanhas, o sertão/Voar bem longe só pra te ter mais perto, morena/feito passarim/vou invadir tua janela de manhã”. Coisa linda de se ouvir.

Eles cantam o amor em sua inteira dimensão, a voz de Raisa é melódica, doce e nos acaricia a alma. Em “Esse Nosso Amor” (Gilmar Iria/Raisa Campos), muitos de nós irão se identificar. “Tantas voltas meu mundo dá/Para reencontrar teu peito/Onde é o meu lugar/O meu aconchego”, canta Victor Rodrigues em sua canção “Recomeçar”. “Feito Passarim é nosso sentimento transformado em canção. Vindos de cantos distintos, dois nordestinos e dois mineiros partem de seus ninhos para se encontrar na música”, diz o grupo
.
A saudade, a ausência de um grande amor se ouve em “Cantando aos Céus” (Victor Rodrigues). “Canção Poema” (Raisa Campos) é um curto poema musicado que vale muito ouvir. Como se faz para matar a saudade? Ouça “Saudade”      (João Garcia) e se encontre em cada frase. Com participação especial de Fernanda Gonzaga, filha do eterno Gonzaguinha, o grupo canta a singela “Belo Balão” (Gonzaguinha). Para finalizar, ainda ouviremos as canções “Coisas de Amor” (Gilmar Iria/ João Garcia/Raisa Campos) e “Canção de até logo” (Raisa Campos). Visite o site http://www.oxenteuai.com.br/ e baixe o CD totalmente grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário