quarta-feira, 31 de agosto de 2016

35 Anos de pura arte

Edição e revisão: Marsel Botelho


                                                            Artesão de palavras, melodias e telas. 



“Quando canto em São Paulo é como se eu estivesse saindo da barriga da minha mãe e cantando os primeiros acordes vocais. É a sensação mais gostosa que um cantor pode sentir. É minha segunda casa. Minha segunda paixão. Onde me tornei profissional da música e sobrevivi com dignidade. São Paulo é a linha umbilical das minhas composições. Sou grato demais por isso!” Diz o poeta, compositor, cantor, escritor e artista plástico Paulinho Pedra Azul, que vem à terra da garoa lançar seu vigésimo quinto CD, “Paulinho Pedra Azul − 35 anos de carreira”. Um ser que vive arte literalmente, arte que realiza e consolida o seu fazer musical, poético, literário e pictórico. Um artista de múltiplas facetas; um artesão; um boêmio das noites enluaradas; uma voz que canta Godofredo Guedes; um embaixador do Vale do Jequitinhonha.

Esta coluna mergulha no universo do artista que, ao longo de trinta e cinco anos, nos tem brindado com vinte e cinco CDs, sendo dois lançados por grandes gravadoras e vinte e três pelo seu próprio selo Clave de Lua, contabilizando mais de 500 mil cópias vendidas. Paulinho nunca participou de nenhum edital para fazer seus CDs: ele o faz com o suor do seu trabalho, que é cantar sua verdade. Como poeta e escritor foram dezessete livros de poesias e um diário (Delírio Habanero, escrito em Havana-Cuba). Tendo também em seu currículo inúmeras telas que expressam sua singular emoção.

Para comemorar os seus 60 anos de vida (bem vividos), o artista havia pensado, anteriormente, em lançar três CDs com 20 canções cada um, perfazendo faixas das quais o artista participou durante toda sua fantástica carreira e que integram, até os dias atuais, 60 CDs de amigos. Com a mudança do projeto do triplo CD, Paulinho colocou os 60 nomes de todos os artistas envolvidos em um saco de papel e assim foi tirando os 20 nomes, resultando neste CD dos 35 anos.  Paulinho traz para São Paulo um repertório que anexa e simboliza todos esses anos de carreira vitoriosa, de luminosa jornada de vida. Constam os sucessos “Jardim da Fantasia” “Ave Cantadeira”, “Voarás”, “Jequitinhonha”,“Cantar”, Recado Para Um Amigo Solitário”, entre outros.

O CD de 35 anos tem 20 faixas e abre com a canção “Um Sonho” (Godofredo Guedes): simplesmente maravilho ouvir essa interpretação do Paulinho, com o arranjo e a execução ao piano do maestro Wagner Tiso. Ouviremos um dueto entre Paulinho e Cacá Lucena em “Recado Para um Amigo Solitário”, feliz e excepcional escolha. Uma interpretação que chega a nos proporcionar experiências audíveis-emotivas incríveis, algo corriqueiro no trabalho desse grande artista: para tanto ouviremos “De Passagem” (Tião Pinheiro/ J Bulhões/Leo Pinheiro). Também tem o Padre Fábio de Melo e Paulinho Pedra Azul cantando a maravilhosa “Contrários” (Padre Fábio de Melo). Esta e as outras canções, que fazem parte dessa coletânea de 35 anos, você pode conferir no show “Paulinho Pedra Azul 35 Anos de Carreira” no “Ao Vivo Music”, dia 2 de Setembro, às 22 horas – Rua Inhambu, 229 – Moema, São Paulo. Informações: 11 -5052-0072.


Um comentário: