quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Viamão, encontro de heranças africanas

foto: Athos Souza
Edição e revisão: Marsel Botelho

 O canto que ecoa em nossos corações



O encontro da potente voz do mineiro Sérgio Pererê com a percussão do grupo argentinoNo Chilla” é eternizado neste excelente álbum “Viamão”, que traz doze faixas autorais. As primeiras foram gravadas em agosto de 2013 entre as montanhas de Viamão, povoado de Rio Manso, a 63 km da capital mineira, que serviram de “estúdio ao ar livre”. Em 2014, as gravações foram finalizadas em Buenos Aires e em Moreno, no interior da Argentina. Pererê e “No Chilla” encontraram-se pela primeira vez no ano de 2011, em Belo Horizonte (MG), quando o bar Nelson Bordello, ainda com ares de inferninho, presenciou toda a potência da união do timbre do cantor com a percussão dos argentinos.
A sonoridade “afro-mineira-porteña” resultante ecoou na ideia de fazerem o álbum em conjunto.Viamão” é o quinto álbum da carreira de Sérgio Pererê, que já apresentou ao público os discos autorais “Linha de Estrelas” (2005), “Labidumba” (2008), “Alma Grande”, “Ao Vivo” (2010) e “Serafim” (2011). O cantor e multi-instrumentista já fez parte dos grupos Tucum, Avone e Tambolelê, mas seu trabalho solo pode ser considerado o mais expressivo de sua carreira, no qual as referências afro-mineiras encontram-se de forma mais inovadora com vertentes da contemporaneidade. O artista também já dividiu o palco com Milton Nascimento, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso e João Bosco e, atualmente, integra o grupo Sagrado Coração da Terra, ao lado de Marcus Viana. Criado em 2005, o “No Chilla” é formado por oito músicos-percussionistas argentinos, que se mantêm na pesquisa de diferentes caminhos relativos à improvisação e à composição, suas principais marcas. Há instrumentos mais tradicionais, como congas, djembé, surdo e moringa, o grupo acrescenta à sua proposta instrumentos percussivos melódicos, como mbira, balafón, marímbula, kalimbas e trombe, que são apetrechos não convencionais, de fato as próprias vozes integram-se magistralmente nesse contexto.
O projeto do CD foi beneficiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que terá turnê de lançamento com shows em quatro cidades e está selecionado para receber patrocínio do Natura Musical. Com tambores africanos e uma letra que nos envolve, “Viamão” propõe o encontro das heranças banto, iorubá e mandinga, que se conformaram na América Latina, em uma mistura de sonoridades. “É um álbum despretensioso, que vem do coração. ‘Viamão’ tem muita percussão e nos faz refletir como esses tambores e a mitologia que vieram de vários lugares da África, dos reinos africanos, se disseminaram e foram reinterpretados no Brasil e na Argentina”, conta Pererê. Ao ouvir cada faixa recheada de vida, o CD nos leva a uma mágica viagem, onde se dão, eloquentemente, misticismo e religiosidade: “Peixe Pescador”, “Carolina de Oiá”,  “Rosário de Maria”,  “Filhos de Odé”,  “Serpenteia”, “Paraíso”, “Noviembre”, “Pétalas”, “Santeria”, “Ogum na areia” , “Nossa Senhora do Porto”, “Macfly”. 
Show de lançamento “Viamão” − 27/08, sábado, às 20h, SÃO PAULO/SP.  Participações: Josi Lopes e Fabiana Cozza − Teatro Flávio Império (Rua Professor Álves Pedroso, 600, Cangaíba)/entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário