quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O refinamento poético de Xico Bizerra


Edição e revisão: Marsel Botelho

                                                           O olhar além da janela regional


Escrever semanalmente esta coluna me dá o imenso prazer de adentrar o íntimo da música brasileira de qualidade, que se produz nos quatro cantos deste país tão rico em melodia, harmonia e poesia. Os leitores sempre sugerem, por e-mail ou por redes sociais, pautas. Dentre esses leitores, Sérgio de Andrade, vocalista da Banda de Pau e Corda, artista de carreira solo consolidada, notoriamente um dos grandes nomes da música brasileira, sugeriu a este colunista a audição do recém-lançado CD-duplo “Valsas, Canções E Tudo O Mais Que Há” do poeta e compositor pernambucano Xico Bizerra. Selo Passadisco.  Com mais de 15 anos dedicados à regionalidade musical nordestina, o poeta abriu as janelas que davam para outros ares e singelamente nos contempla com 30 faixas contendo valsas, canções, sambas, blues, choro, modinhas e um fado, mostrando que sua poesia vai além das fronteiras do regional.

Xico teve os arranjos luxuosos de nomes como George Aragão, Mauricio Cézar, Luciano Magno, entre outros. Para vestir cada tema, Bizerra convidou nomes como Alaíde Costa, Flávia Bittencourt, Elba Ramalho e o saudoso e inesquecível Dominguinhos. Mas o novo da cena musical pernambucana não foi esquecido: nomes como Almério, Ayrton Montarroyos, Carlos Ferrera, André Macambira, Luiza Fittipaldi, Surama Ramos, puderam emprestar suas vozes para a construção desta obra. Assim como fizeram os reconhecidíssimos Maciel Melo, Gonzaga Leal, Maria Dapaz, Silvério Pessoa, Sandra Belê, Irah Caldeira, Cláudia Beija, Geraldo Maia, Edilza Aires e Bia Marinho, além da participação especialíssima da fadista portuguesa Rosa Madeira.  

Esse olhar para fora da janela faz desse CD um clássico: nele Xico põe sua poesia em conexão com o sagrado e nos brinda, nos acaricia a alma, nos faz crer que nem tudo está perdido. Segundo ele próprio, o CD é transgressão estética a tudo que ele tinha feito até agora. Mergulhar e imergir nas 30 faixas é de um prazer indecifrável.  O CD 1, intitulado de “O Mais Intimo de Mim”, traz 15 temas, dos quais observa-se que “Flor Pagã” traz o piano, o baixo acústico e a voz de André Macambira como moldura para o belo poema.  “Eternamente Nós” é uma parceria com o saudoso Dominguinhos, que ganha vida na voz de Irah Caldeira e Geraldo Maia, destaque para o arranjo de cordas. “O Mais Íntimo de Mim” é uma parceria com Chico Cesar, na voz de Hadassa Rossiter.  A diva Alaide Costa empresta a voz e a interpretação à “Estrada Longa”. A fadista Rosa Madeira, em dueto com Sandra Belê, embeleza muito o “Romance do Senhor Fado Com A Moça Canção do Pajeú”. “Se Tu Quiser” tem a interpretação sublime de Gonzaga Leal.  O CD 2 também inclui 15 temas, entre eles: “Cria”, que ganha interpretação ímpar de Elba Ramalho. Ouviremos “Bisbilhotices” na voz da parceira Socorro Lira. Além de sua sanfona, ouviremos a voz solene do mestre Dominguinhos na canção “Musa”. Esse CD vale cada segundo de audição. 
Visite o site do artista www.forroboxote.com.br  ou compre pelo site www.passadisco.com.br.


Um comentário: