quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Concerto para Pixinguinha




 Edição e revisão: Marsel Botelho

                                                   Um glorioso tributo para o consagrado compositor.




Completados quarenta e três anos de sua morte física, o maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador Alfredo da Rocha Vianna Filho, o saudosíssimo Pixinguinha (1897-1973), continua vivo na memória musical brasileira por apresentar um conjunto de obras clássicas que atravessam o tempo sem sofrer desgaste algum. Gravado e regravado por nomes famosos de nossa MPB, o artista ganha uma releitura requintada da cantora Vânia Bastos e do compositor, arranjador e contrabaixista Marcos Paiva, que gravaram 13 temas para o já consagrado CD “Concerto Para Pixinguinha”, com o qual inauguram o selo Conexão Musical do produtor Fran Carlo.

A ideia de fazer o show com a obra do músico se deu quando o mesmo completava 40 anos de sua partida. Os dois produtores Fran Carlo e Petterson Mello colocaram o projeto no papel e convidaram o contrabaixista Marcos Paiva, que sugeriu a inclusão da cantora Vânia Bastos, cuja voz está em consonância com a obra do mestre, desenhando e revelando uma beleza única entre música e letra, perfeitamente em harmonia com a voz e a interpretação de Vânia, que as veste com os requintes e detalhes de seu lapidado e precioso canto. E assim foi. Depois de muitos ensaios com a direção musical de Paiva, o show estreia em abril de 2013, com sucesso de crítica e público.

Acompanhada do quarteto formado por Marcos Paiva (Contrabaixo), Nelton Essi (Vibrafone), Jônatas Sansão (Bateria) e César Roversi (Sax, clarinete e flauta), a cantora se entrega às canções: “Isso É Que É Viver (Pixinguinha/Hermínio Belo de Carvalho), gravada pela saudosa Elizeth Cardoso, o tema ganha um arranjo primoroso de Paiva, que dá ao vibrafone a missão de ser moldura para a voz de Bastos. Em “Rosa” (Pixinguinha/Otávio de Souza), ouviremos a valsa que, com certeza, é um dos temas mais belos compostos em 1917 e totalmente atemporal. Em “Fala Baixinho” (Pixinguinha/Hermínio Belo de Carvalho), destaque para o floreio da flauta. A Clássica “Carinhoso” ( Pixinguinha/João de Barros) dispensa apresentação, vale mesmo é ouvir. Em “Lamentos” (Pixinguinha/Vinícius de Moraes), destaque para o baixo de Marcos Paiva, que é o único instrumento que acompanha a voz nessa canção.  A voz e os instrumentos em prol da magnífica “Mundo Melhor” (Pixinguinha/Vinícius de Moraes): Aumente o som ao ouvir. Um autêntico samba carioca se ouve em “Samba de Fato” (Pixinguinha/Cicero de Almeida), ainda ouviremos, na voz da cantora, os chorinhos “Gavião Calçudo” (Pixinguinha) e “Urubu Malandro” (João de Barros/Louro).

O quarteto, capitaneado por Paiva, interpreta magistralmente os temas: “Seu Lourenço No Vinho” (Pixinguinha/Benedito Lacerda), “Cochichando” (Pixinguinha/João de Barros/Alberto Ribeiro), “Displicente” (Pixinguinha), “Recordações” (Pixinguinha). O CD é um bálsamo aos ouvidos delicados e atentos, assim como ao bom gosto.

Vânia Bastos e Marcos Paiva - Lançamento do CD “Concerto para Pixinguinha”.
Teatro J. Safra Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3611-3042 -Capacidade da casa: 627 lugares.
Sábado, 13 de agosto, às 21h30.
Duração: 75 minutos.
Classificação: Livre.























Nenhum comentário:

Postar um comentário