quarta-feira, 27 de julho de 2016

Encontro Eternizado


                                                                               Edição e revisão: Marsel Botelho


                                                              Quarenta anos de amizade, música e poesia




Chegou a hora de o público paulista ter a oportunidade de assistir ao lançamento do CD duplo e do DVD “Encontro Marcado” de Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e 14 Bis (Cláudio Venturini, Sérgio Magão, Vermelho, Hely Rodrigues). Coprodução de Cadoro Eventos, Nó de Rosa e Canal Brasil. Sem dúvida esse é um dos encontros mais importantes da música brasileira, pois reuni sete músicos que comungam poesia, música e amizade. Tudo começou em 30 de maio de 2008, no Chevrolet Hall, Belo Horizonte (MG). Na ocasião, o saudoso Zé Rodrix (1947-2009) integrava o emblemático trio “Sá, Rodrix & Guarabyra”. Três anos depois aconteceu, no mesmo local, o segundo encontro, com formato similar, porém, algo faltava naqueles shows: três grandes atrações no palco, com pouca troca entre eles. O terceiro “Encontro Marcado” deu o ponta pé inicial, em 7 de março de 2015, na capital mineira, levando o público ao delírio. O show chegou à capital paulista em 15 de maio do mesmo ano.

Agora eternizado em áudio e vídeo, o “Encontro” foi gravado em 24 de abril de 2016 no Teatro do Sesi em Belo Horizonte
(MG).  Não foi fácil reunir essa galera para rearranjar e produzir esse novo show, pois todos têm agendas lotadas. Lembro-me de que no início havia certa dúvida de quem seria a banda base desse encontro: Os músicos de Sá & Guarabyra ou a banda de Flávio, mas o14 Bis é uma banda e tudo se encaixou normalmente. O repertório do CD e do DVD traz da dupla Sá & Guarabyra as canções “Primeira Canção da Estrada”, “O Pó da Estrada”, “Me Faça Um Favor”, “Jesus Numa Moto”, “Mestre Jonas”, “Dona”, “Sobradinho”, “Pássaro”. Da carreira solo, Flávio Venturini apresenta: “Nascente”, “Noites Com Sol”, Céu de Santo Amaro”. Constam do repertório do 14 Bis as canções “Sonhado o Futuro”, “Uma Velha Canção Rock’n Roll”, “Mesmo de Brincadeira”, “Nave de Prata”, “Nova Manhã”, “Todo Azul do Mar”, “Natural”, “Mais Uma Vez”, “Planeta Sonho”, “Linda Juventude”. Da parceria de Sá com Flávio, ouviremos a canção “Criatura da Noite”, gravada pela banda O Terço. De Sá e Magrão, “Caçador de Mim”, gravada pelo 14 Bis. De Guarabyra e Flávio, “Espanhola”, gravada pelo 14 Bis e por Sá & Guarabyra. Ainda temos o tema que sintetiza todo esse encontro: “Canção da América” (Milton Nascimento/Fernando Brant):  “Amigo é coisa para se guardar/Debaixo de sete chaves/ Dentro do coração/Assim falava a canção que na América ouvi...”

 É de suma importância informar aos meus leitores que o grande elo desse encontro é a dupla Sá & Guarabyra. De certa forma, eles abriram as portas, em 1974, tanto para Flávio Venturini, quanto para Sérgio Magrão. Nessa época, ambos foram músicos da dupla e, consequentemente, viraram parceiros em grandes temas. Outro fato relevante são os fãs da banda 14 Bis da década de 1990, que terão a oportunidade de ver um show com o fundador da banda, Flávio Venturini.

O Show “Encontro Marcado” acontece dia 30 (sábado), 22h – City Bank Hall – Avenida das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro, SP.


8 comentários:

  1. Sou fã e sei que a minha geração toda são fãs deles, sempre estamos ouvindo eles e um registro como esse ficara para sempre na história da mpb. Aproveito para divulgar que tenho postado no meu face digitado de vhs o projeto Trindade - projeto da musica instrumental brasileira.

    ResponderExcluir
  2. O show "Encontro Marcado" é uma celebração histórica e mágica, uma verdadeira constelação de talentos musicais que se completam, transmitindo as mais belas canções, em plena sintonia com a emoção e a amizade!!!

    ResponderExcluir
  3. O encontro entre Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e 14 Bis é a verdadeira apoteose do que há de melhor na música popular brasileira: Talentos atemporais de grande envergadura criativa unidos pelo torvelinho das afinidades sonoras! Um marco na história da música brasileira!

    ResponderExcluir
  4. O show "Encontro Marcado" é uma celebração histórica e mágica, uma verdadeira constelação de talentos musicais que se completam, transmitindo as mais belas canções, em plena sintonia com a emoção e a amizade!!!

    ResponderExcluir
  5. O Encontro Marcado não é simplesmente um mero encontro de músicos e sim um encontro de talentos que marcaram a vida de muitas pessoas, desde temas de novelas, rádio e casamentos. Uma explosão de emoções marca esse show. Encontro de amigos, ídolos, gerações, musicalidade, inovação e acima de tudo amor por aquilo que se faz, querendo sempre melhorar o que sempre foi bom.

    ResponderExcluir
  6. Esse encontro é na verdade o encontro de duas lindas juventudes, de um lado, a geração que acompanhou o nascimento desses sucessos que tem em seu espírito a longevidade e alegria transmitidas pelos por estes no periodo da sua juventude física, do outro, temosuma juventude que é contaminada ''contaminada'' pela longevidade de da geração passada e da juventude da mesma com estes sucessos, e eu sou fruto de todo esse processo. Essas canções, são tão joviais, que expressam nossos sentimentos de determinadas épocas da vida, principalmente das paixões e amores da juventude. Viva a nossa Linda Juventude!

    ResponderExcluir
  7. Esse encontro é na verdade o encontro de duas lindas juventudes, de um lado, a geração que acompanhou o nascimento desses sucessos que tem em seu espírito a longevidade e alegria transmitidas pelos por estes no periodo da sua juventude física, do outro, temosuma juventude que é contaminada ''contaminada'' pela longevidade de da geração passada e da juventude da mesma com estes sucessos, e eu sou fruto de todo esse processo. Essas canções, são tão joviais, que expressam nossos sentimentos de determinadas épocas da vida, principalmente das paixões e amores da juventude. Viva a nossa Linda Juventude!

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei o CD no sábado (está lindo, autografado...rs). Nem precisa me incluir aí na "promoção"..rs.. Só quero deixar registrado que foi o melhor show que assisti nos meus 42 anos de vida. Eu passei a vida inteira ouvindo essas vozes maravilhosas em discos, cassetes, CD´s. Pela primeira vez, pude ouvi-los ali, pertinho, diante de mim.... e como escrevi para o Flávio, eu sou jornalista e não consegui encontrar uma palavra para descrever a magnitude desse show... fiquei muda diante de tanto talento. Que voltem logo para São Paulo. Quero ficar muda de novo..r.s.

    ResponderExcluir