quarta-feira, 13 de abril de 2016

Tuia – Reverso Folk

 Edição e revisão: Gesu Costa/Patricia Chammas


                                                         A veia melódica e poética do inquieto artista. 


           “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, já diziam Milton Nascimento e Fernando Brant na letra da canção Nos Bailes da Vida. O cantor Tuia Lencione, natural de São José dos Campos (Vale do Paraíba – SP), segue à risca o ensinamento dos mestres, pois ele não espera o sucesso bater à porta – vai à busca dele com muito trabalho e dignidade.

         Conheci seu talento a partir do segundo CD, “Jardim Invisível”, para o qual escrevi uma crítica em 28 de agosto de 2013 nesta coluna. Hoje volto a escrever sobre esse inquieto cantor e compositor genuinamente brasileiro, que acaba de lançar o seu terceiro álbum. “Tuia – Reverso Folk” apresenta 10 temas autorais e três participações especialíssimas que avalizam esse belo trabalho. O ano de 2016 começou bem para o artista, pois assinou com uma grande gravadora, a Sony Music. Produzido por Glauber Ribat e o próprio artista, o CD foi gravado em sua cidade natal e na capital paulista. “‘Reverso’ significa uma volta aos textos poéticos a serviço da melodia. Esteticamente soa quase como uma ‘subversão’ ao folk tradicional, deixando um pouco de lado o ícone Bob Dylan e trazendo à tona mestres do estilo no Brasil, como Zé Geraldo, Tavito e Guarabyra”, diz o autor.
        
         Além de ser bom cantor e compositor de mão cheia, Tuia também tem intimidade com as palavras às quais transforma em poesias, que são vestidas por suas melodias e harmonias. Abrindo os trabalhos ouviremos “Pureza”, que fala da beleza que os olhares calados são capazes de enxergar. A segunda canção, “Ainda a Mosca”, conta com a participação especialíssima de Zé Geraldo, que divide os vocais com Tuia. A emoção neste tema faz referência ao eterno Maluco Beleza, Raul Seixas. Na terceira faixa o cantor e poeta nos oferece um deleite ao ouvirmos: “O amor é livre/Mais leve que o ar/Voar tão Simples/O amor é livre/Cavalos que rasgam pro mar”, o refrão da romântica “Tão Simples”.

         Em “Jabuticaba” Tuia faz uso da metáfora para mandar o recado direto ao desejo de amar. Em “O Mundo é Nós Dois” o artista canta o amor e seus obstáculos em uma bela balada. Sexta faixa do álbum, a bela “Vermelho Coração”, traz a participação especial do cantor, compositor e produtor mineiro, Tavito, cantando com o autor. Ouvir Tuia é ver a MPB aflorando em suas poesias musicais. Na sequência vêm “Outubro”, “Quando Anoitecer”, “A Cor do Dia” e fechamos essa bela audição com a música de trabalho, “Flor”, em que o artista canta com Guarabyra, terceira participação especial do álbum.

         Encontrei com o Tuia dias atrás no show do 14 Bis. Ele mandou este recado para vocês, leitores: “Olá, meus amigos do Planeta MPB! Aqui é o Tuia, sou cantor e compositor e apresento a vocês meu novo CD, ‘Reverso Folk’, com um pouco de folk , rock e MPB, tudo com sabor bem pop! Música do coração, isso eu garanto!! Espero que vocês conheçam e gostem! Vamos engrossar o caldo da boa música, aquela feita com alma! Valeu! Beijos.”

3 comentários:

  1. Grande Tuia!
    Conheci seu belo trabalho há pouco mais de um ano e me encantei de imediato...
    Belíssimas canções, arranjos precisos, vocais emocionantes sobre melodias e letras empolgantes. Tudo feito com muita ALMA!!!
    Parabéns pelo "DISCAÇO"!

    ResponderExcluir
  2. Um grande músico que nos traz a continuidade do que há de melhor ! Parabéns ao novo trabalho Tuia !!! Muito sucesso !!!! Parabéns Dery pela linda matéria !!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de acessar e visitar o site do Tuia músico. Seria possível fornecer o endereço eletrônico?

    ResponderExcluir