quarta-feira, 6 de abril de 2016

35 Anos Em Pleno Voo

 Edição e revisão: Gesu Costa

                                         Quarteto é atemporal e legião de fãs se renovam a cada show


                De modo surpreendente abrimos esta matéria com um recado do guitarrista Cláudio Venturini por telefone “ Fiquei pensando em como eu poderia contar um pouco dos 35 anos com poucas palavras. Então resolvi agradecer a cada um que assistiu a um show um dia, que curtiu uma canção e se emocionou em algum momento com nossas músicas. Quero agradecer a São Paulo e a todos que amam essa cidade, onde a banda começou, coincidentemente, na praça 14 Bis. Ali gravamos as primeiras músicas e, pouco tempo depois, perto dali na 9 de julho, no teatro da GV aconteceu nosso primeiro show, que jamais vou esquecer. Foi assim que tudo começou. Obrigado São Paulo, o 14 Bis ama e deve muito a todos vocês”.

              Por ser impossível contar a história vitoriosa de 35 anos da banda em 3000 caracteres, vou tentar contar algo sobre os detalhes técnicos; os pessoais ficam para uma próxima matéria, pois é correto afirmar que eles tocarão por muitos e muitos anos. Com Produção de Sir. Milton Nascimento, a banda grava seu primeiro Lp, “14 Bis” e ganham a versão de “Unencounter - Canção da América” dos seus autores Milton Nascimento e Fernando Brant para que a banda pudesse gravar. O segundo disco “14 Bis II” tem produção do mineiro Tavito e a banda emplacaria as canções “Planeta Sonho”, “Caçador de Mim” “Nova Manhã”, “Bola de Meia, Bola de Gude” e o progressivo instrumental “14 Bis I e II”.

           “Espelho das Águas” é um álbum clássico, para mim o melhor, nele temos “Mesmo de Brincadeira”, “Nos Bailes da Vida” que na minha singela opinião é a melhor gravação que já houve desta canção. O hino “Linda juventude” gravada no famoso disco da capa vermelha “Além Paraíso”, é dedicado ao amigo Bituca (M.N), nesse disco ainda temos “Uma Velha Canção Rock `n Roll.  O vinil “Idade da Luz” imprime o lado romântico da banda com a campeã de temas de casamento “Todo Azul do Mar” e a antológica Nave de Prata. “A Nave Vai” é um disco que mostra que a banda sempre foi contemporânea da tecnologia e nos brinda com um álbum com bateria eletrônica (novidade para época) além dos sintetizadores. O álbum “Sete” é último de estúdio em que Flávio Venturin participa. Nele temos a parceria “Mais uma Vez” entre Flávio e Renato Russo.

            O disco “Ao Vivo” marca a despedida de Flávio dos palcos em um show antológico em 25 de dezembro de 1987 no Palácio das Artes - Belo Horizonte -MG. Foram seis anos de acertos principalmente nos vocais até a nave sair do hangar e levantar voo com o álbum “Quatro Por Quatro”, primeiro da banda na geração CD. Cláudio Venturini assumi a voz principal e seu lado compositor,  junto com Vermelho, Magrão e Hely continuam a voar.

          “Siga O Sol” é um belo álbum e mostra maturidade do quarteto. A banda também gravou o seu acústico com releituras de seus clássicos e apresenta as inéditas “Sonhando o Futuro” e “Tudo Céu”. No ano 2000, dividiu os palcos e o CD com a banda Boca Livre “Boca  Livre e 14 Bis” O último CD de inéditas “Outros Planos” é fantástico, porém foi pouco divulgado. “ 14 Bis Ao Vivo” a banda ganhou CD e DVD de ouro.

Confiram  14 Bis ,35 anos. No Teatro Safra dia 08 às 21 horas.  Rua Josef Kryss 318 –Barra Funda - SP – Informações 3611

Nenhum comentário:

Postar um comentário