quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

“Terreno Baldio” neste você pode confiar

Edição e revisão: Gesu Costa

                                                               No Terreno Baldio Você Pode Gritar



Queridos amantes da boa música, estamos de volta e desejamos um ano produtivo a todos principalmente com saúde. Para começarmos com o pé direito, vamos voltar ao ano de 1976 quando a banda de rock progressivo Terreno Baldio lançou seu primeiro disco “LP” intitulado “Terreno Baldio” que, na época, foi lançado pela gravadora Pirata com uma tiragem de 3000 cópias. Com oito faixas todas assinadas como Terreno Baldio, agora  será relançado no formato CD, um verdadeiro presente para seus fãs e a oportunidade da nova geração conhecer essa banda que é comparada ao Gentle Giant. O álbum chegou a ganhar uma versão em inglês em 1993 pelo selo Progressive Rock Worldwide com direito à faixa extra. Uma das mais importantes bandas de rock progressivo de todos os tempos no Brasil. Formada no início dos anos 70 pelos músicos e fundadores Mozart Mello, Roberto Lazzarini e João Kurk. Juntos com os músicos Edson Ghilardi, Geraldo Vieira e Cássio Poletto formam o sexteto atualmente, que está de volta aos palcos.

 Nomes como o ex-Som Nosso de Cada Dia, “Pedro Baldanza”, “O Terço”, “Casa das Máquinas”, “Terreno Baldio”, entre outros,  têm voltado aos palcos e aos estúdios, demonstrando que ainda têm muita lenha para queimar. Os temas apresentados neste CD são de uma qualidade vocal e instrumental que devem ser analisados minunciosamente pela riqueza de suas melodias e harmonias, além das ondulações vocais apresentadas. O CD abre com o tema “Pássaro Azul”, a introdução traz  a guitarra do Mozart, o Xilofone do Lazzarini e a marcação do baixo de João Ascenção, juntando-se ao piano de Lazarrini para os versos cantados por Kurt “Voa/ Voa alto/Pássaro azul/Voa Alto...”, o solo de guitarra é acompanhado pelo harmmod de Lazzarini que mantém a melodia. Simplesmente uma obra de arte musicada. A segunda canção “Loucura de Amor” o rufar da bateria de Jô (Joaquim Correia) dá boas vindas ao tema que tem uma poesia cantada, além das variações instrumentais. Quem conhece a boa música sabe da importância do relançamento dessa obra. Não temos o direito de ouvir em rádios, muito menos em programas de Tvs algo tão produtivo como é este CD e tantos outros.

“Despertar” abre as faixas que ganham mais tempo de excursão, o tema tem 8,02 de pura interpretação vocal do Kurt e as viagens de Laza nos teclados são surpreendentes. O baixo é uma atitude à parte. A segunda na sucessão de temas longos é “Água que corre” que tem 13,10. Com uma introdução longa, somos contemplados com a harmonização vocal que vale muito ouvir. `Um baião progressivo se ouve em “A volta” em seus 17,59. A mudança nos tempos dos compassos em “Quando as coisas ganham vida” é simplesmente uma aula. Finalizando esta obra de arte ouviremos “Este é o Lugar” com 23,47  e “Grite” com 30.56: arte progressiva pura.

Show de lançamento do CD Terreno Baldio, dia 08 de janeiro Sexta às 21 horas no Sesc Belenzinho, Rua Padre Adelino, 1.000.  Belenzinho São Paulo.

Um comentário: