quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Para se ouvir “Ao Pé do Ouvido”

Foto.Bia Castelo
Edição e revisão: Gesu Costa


                                                                        Álbum Traduz o Amor


Tenho o prazer de ouvir o CD “Ao Pé do Ouvido” do Violonista, cantor, compositor e pesquisador Paulistano Zé Modesto. O título nos convida literalmente a ouvir o álbum ao pé do ouvido com toda atenção merecida, pois se trata de uma obra poética rica em melodia e harmonia. Terceiro CD do artista contém 14 faixas e tem produção e direção musical de Mário Gil. As participações de nomes como: Monica Salmaso, Rubi, Talita Del Colado e Sérgio Santos nos vocais, e na parte instrumental os ilustres Toninho Ferraguti, Ivan Vilela e Nailor Proveta enriqueceram esta obra de arte. O CD foi concebido com o apoio do ProacSP.  O resultado foi este trabalho  fino, sensível, impactante, que nos  emociona a cada faixa.

Esta rica audição nos envolve já na primeira faixa  com a “Vinheta do Amor Chamoroso” (Zé modesto). As vozes e as caixas são das Caixeiras do Divino da família Menezes referências da cultura maranhense para a  terra da garoa. Os versos “Venha pois o amor, sereno/Seja como flor do campo/Solta no arrebol da vida/feito esses versinhos/Que eu canto” são entoados com uma carga de emoção que seguem nas outras faixas. A segunda faixa tem o acordeon de Ferraguti e a viola de Vilela sendo moldura para as vozes de Modesto e  Del Colado que veste a bela moda de viola  “Trupé do Amor/33dias (Fábio Barros /Zé Modesto). A inconfundível voz de Sérgio Santos se ouve na canção “Semeadura” (Zé Modesto/Ed  Zvingila) candidata a uma das mais belas do álbum. Destaque também para flauta de Teco Cardoso.

Zé soube dar vida às suas canções, pois a cada audição fica difícil escolher a canção do disco já que cada interprete se doa em emoção. A canção título “Ao Pé Do Ouvido” (Zé Modesto) ficou por conta da sua amada Talita Del Colado, que canta lindamente essa declaração de amor em poesia e melodia. A canção conta com um quarteto de cordas, o sopro de Proveta e o piano de Breno Ruiz. Novamente, a família Menezes dá vida agora para a canção de domínio público “Vinheta do Amor Antigo”. Duas violas e a voz de Zé modesto ecoam na canção “Dé Vera” (Zé Modesto). Agora é a vez do Rubi emprestar seu timbre lindo para a bela canção “Canavial” (Zé Modesto).

Modesto divide com Talita os vocais na canção “O Marinheiro e a Tecelã” destaque para as cordas do quarteto “Real Quarteto” e o piano de Breno Ruiz. Terceira e última participação da família Menezes agora na “Vinheta do Amor Urgente” (Zé Modesto).”Desconjurados” (Zé Modesto). É de uma sensibilidade impar, vale ouvir. A poesia “O Clarão da Lua” (Zé Modesto) na voz de Monica Salmaso definitivamente carimba esse CD como obrigatório aos ouvintes da música de qualidade. Para finalizar esse presente ao bom gosto, ao amor e à poesia,  ouviremos as canções “Dedal”(Tarita de Souza/Zé Modesto)  em que Zé divide os vocais com Dalci. “Farol” (Zé Modesto), “Catarina” (Gero Camilo)/ “Bênça Mãe” (Zé Modesto).
 Para comprar o CD acesse. zemodesto.blogspot.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário