quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carioca de alma musical mineira


                                                                             Edição e revisão: Gesu Costa

A poesia e o canto mineiro na voz de um carioca


                Quando pensamos em um cantor carioca, é natural que associemos esse artista ao samba pela força que esse segmento tem na cidade maravilhosa por seus grandes compositores e interpretes. Nesta semana, o nosso destaque é um carioca da gema, Sergio Dumont compositor e cantor, que lança seu primeiro CD: “Sergio Dumont”. São doze faixas, sendo dez assinadas pelo artista. Neste primogênito, Dumont contou com uma constelação de músicos e dois convidados mais que especiais Flávio Venturini e Jane Duboc. A produção musical é assinada por Ricardo Leão, exceto a música Sonho Demais que tem  a assinatura e a participação especialíssima de Flávio Venturini.
Sergio tem o mar aos seus pés, mas resolveu mergulhar nas montanhas, harmonias e melodias mineiras para dar vida ao seu sonho de compositor. Sua influência vem dos cantores e compositores Flávio Venturini, Beto Guedes, Milton Nascimento, Lô Borges e de tantos outros que marcaram sua história  e a de muitas gerações. Dumont também mergulhou na obra de nomes como Jane Duboc,  Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan para compor sua obra.

              Posso garantir que a música do Sergio Dumont é fina, é flor que brota das montanhas gerais. Para ouvir tem de haver uma entrega, uma troca de sentimentos, muitas vezes contidas nas linhas melódicas. “Aos prezados leitores do Planeta MPB, desejo que vocês, ao lerem a reportagem, se sintam motivados a ouvir o meu trabalho. A minha música não faz uso de apelações para ser, ela é fundamentalmente uma música de amor à vida, à alegria, à amizade e a todas essas coisas que são os verdadeiros tesouros da vida” Sergio Dumont.

             A primeira música do CD “Vida” descreve a alegria que se tem em realizar o que desejamos. A vida com fé, amor e paz. Destaque para o sopros de Zé Canuto (Sax Soprano) e Márcio André (Flugel Horn). Na segunda canção, Sergio mergulhou de corpo e alma na obra do amigo Flávio Venturini com  quem divide os vocais na canção “Sonhei Demais”. Quem não conhece o trabalho do Sergio, ao ouvir este tema, pode pensar que é do Venturini. A música é um bálsamo para os ouvidos musicalmente maltratados. “Brasileirice” canta a nossa raça de norte a sul. Belíssima.  "O Nosso Destino"(Alexandre Loro/Daniel Figueiredo/Leo Shanty/Luciana Browne), o artista empresta a voz e a emoção para essa bela canção. Agora é a vez de dividir com a Jane Duboc os vocais em “Realeza Vulgar”, vale conferir. Da inesquecível Edith Piaf/Louiguy ouviremos a clássica “Lá Vie En Rose”. Já dei algumas dicas, mas ainda temos muito que ouvir, um verdadeiro desfile de melodia e poesia nas canções “ Beija-Flor”, “Vila Rica”, “Que Seja Sonho Então”,  “Praia Seca”, “Só Por Amor” e “Tema Número  1”. Agora é a vez de vocês me contarem o que acharam desse talento nato através do http://planetampb.blogspot.com.br/. Para comprar o cd acesse: http://www.sergiodumont.com/   Música boa existe, mas é preciso ir aonde o artista está.
                          

2 comentários:

  1. Interessante. Não o conheço, mas conhecendo seu bom gosto musical, deve valer a pena.

    ResponderExcluir
  2. Acompanho, há anos, o grande talento de Sérgio Dumont. Tocado no Brasil e no exterior, divulga a música brasileira da melhor qualidade.

    ResponderExcluir