quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

De peito aberto

Edição e revisão: Gesu Costa

 A Música que vem de dentro, sem medo de ecoar 


A Paraíba é um celeiro de grandes artistas em diversos estilos com repercussão nacional e internacional. Isso prova que a música de qualidade é levada à sério. Recebi das mãos de Jeorge Segundo, líder e vocalista, o CD da banda “Radio Esterno”, primeiro da carreira. Produzido por Giordano Frag, André Victor e o próprio Jeorge, o álbum traz  nove temas que passeiam pelo rock-folk-pop. A banda é formada por Jeorge Segundo, Rafael Chaves, Filipe Soares e Danilo di Oliveira. Apesar de jovem a banda, percebe-se a maturidade pela qualidade musical e poética. As canções são assinadas por Jeorge Segundo, excerto a canção “Entre Linhas” que o músico divide com a cantora e conterrânea Val Donato. É importante sabermos o que está acontecendo musicalmente nos quatro cantos do país e de modo bem detalhado.

Os meninos do “Rádio Esterno” têm tudo para ganhar as estradas e colecionar uma legião de fãs, pois as músicas têm conteúdo e devem ser ouvidas. “O som no meu peito se propaga a cada momento, o esterno em seu interior é um osso duro, mas protetor, guardião do coração, veias e sentimentos. Essencial na respiração, expiração. E minha inspiração pois respiro música e de forma única. Esse é o ar que enche meu pulmão. Rádio é música , mas também é outro osso, do braço. Abraço-me a essa ideia fascinante entre as emoções internas e a carcaça de fora. Como uma fratura exposta vou de peito aberto. Música de dentro a Rádio Esterno” escreve Jeorge Segundo.

A primeira música “Entre Linhas” fala da busca interior pelo caminho seguro, a letra nos convida a essa reflexão. “Eu andei traçando um mundo/Riscando o que me faz mal/Por linhas tortas vou vivendo/E aprendendo a caminhar.” Destaque para o solo de guitarra. O amor e suas desilusões, a busca por uma resposta, o sim ou não, se ouve na canção “Do Outro Lado”. Em “Avenida Esperança”, a banda tem a participação especial do saxofonista Wellington Yssi que faz um solo intenso.

Ouvindo este trabalho, cresce em mim a esperança de que outras bandas e cantores possam continuar produzindo músicas com originalidade, sem a preocupação apenas de vender um produto, mas que possam gravar as suas verdades como esta da Rádio Esterno. Jeorge é um poeta, sabe lidar com as palavras, sua música tem uma melodia agradável. Em “Montanha Imaginária” a mensagem é clara, vá em busca de seus objetivos não importa a dificuldade e as pedras do caminho. A gaita de Guto Santana na introdução, harmonizando e solando em “Travesseiro de Pedra” é surpreendente, além da poética cantada por seu autor. Ouviremos  uma canção para acampamento com todos os temperos necessários  em “Três Palavras e 1 Segundo” . Para conhecer mais sobre a banda visite o site http://radioesterno.com.br/site/ Para finalizar este primeiro de muitos que certamente virão,  ouviremos os temas “Pássaros Urbanos”, “Sombras” e “o Vento do Mundo”.


                                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário