quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Quarenta anos e muito mais



Edição e revisão: Gesu Costa

 Dois poetas, dois melodistas e muitas histórias para se contar



“Os bons sempre andam na mesma direção”. Ouvia sempre da minha saudosa mãe essa frase valiosíssima. Hoje me aproprio deste saber para escrever sobre uma parceria que engrandece estes músicos: a dupla Sá e Guarabyra. A gravadora, selo e editora Kuarup dá o primeiro passo e lança um CD com compilações de 14 grandes sucessos, além do primeiro Songbook da dupla com 35 transcrições, assinadas pelo guitarrista da banda Fabio Santini. Produzido pela editora Irmão Vitale para série respeitada do Almir Chediak. As músicas trazem letras, melodias e harmonias para violão, guitarra, piano entre outros instrumentos. Os acordes cifrados contemplam graficamente violão e guitarra.

Sinto-me responsável por parte dessa parceria, pois, em fevereiro de 2014, eu teclava com o Sá por rede social e me referia ao CD “Amanhã” gravado em 2009 pelo trio Sá, Rodrix e Guarabira, álbum jamais lançado. Após o falecimento de Rodrix, em 21 de maio de 2009, o disco se tornou inédito. Sugeri ao Sá e também aos amigos da Kuarup que se falassem e viabilizassem tal lançamento. O diretor artístico Rodolfo Zanke garante que muita coisa está a caminho. Em conversa com o Sá, logo após o show no Sesc Belenzinho no final de semana passada, ele me tranquilizava de que tudo tem seu tempo e que gostou do modo como a gravadora vem conduzindo os projetos com clareza e sempre (SIC) com os pés no chão.

Luiz Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou carinhosamente conhecidos por Sá e Guarabyra, têm marcado a história da música brasileira nessas quatro décadas com verdadeiros hinos e clássicos. Acho de suma importância informar aos meus leitores que a dupla Sá & Guarabyra, de certa forma, abriu as portas, em 1974, tanto para Flávio Venturini como para Sérgio Magrão (14 Bis). Nessa época, ambos foram músicos da dupla e, consequentemente, viraram parceiros em grandes temas como Espanhola (Flávio Venturini/Guarabyra), Criaturas da Noite (Flávio Venturini/Sá), Caçador de Mim (Sérgio Magrão/Sá) e outros.

            Quem comprar o CD, terá a oportunidade de ouvir os clássicos Roque Santeiro, Espanhola (Flávio Venturini/ Guarabyra), Dona, Sobradinho e Caçador de Mim (Sérgio Magrão e Sá) entre outras. O songbook é um presente para quem curte tocar um violão e fica tentando descobrir as harmonias ou gosta de tocar a melodia também. Meus amigos, as crônicas do Guarabyra e do Sá são fascinantes e nos conduzem no tempo, nos levam a lugares que nunca passamos, nos apresentam a pessoas e situações, permitindo-nos participar das histórias. “A todo escritor incomoda quando tem necessidade de escrever e nenhum assunto chega à cabeça” (Guarabyra).  “Diz o ditado: Depois da bonança vem a tempestade. Só que a gente não estava nem aí para tempestade. Vivíamos os maravilhosos, abomináveis, imprevisíveis, apavorantes e deliciosos anos 70” (Sá). 

Os produtos citados encontram-se nas melhores lojas do ramo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário