quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Canções de Lá e de Cá

Foto.Mila Maluhi
Edição e revisão: Gesu Costa


                                                                Da terra natal, entoa fados e canções




Com um pé lá em Portugal e outro aqui no Brasil e entre idas e vindas, há 35 anos, a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro, carinhosamente chamada de Geninha, tem uma bela trajetória musical que vai das canções portuguesas à música brasileira. Ela desembarcou de sua nau em terras brasileiras em 1981 para gravar seu primeiro CD “Terra e Mel”, que foi produzido e arranjado pelo Maestro Wagner Tiso. De lá pra cá são 26 álbuns lançados nos dois países.

Geninha coleciona uma verdadeira constelação de artistas brasileiros com quem gravou ou interpretou suas canções. Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, Chico Buarque, Paulo Jobim, Gonzaguinha, Simone, Carlos Lyra, Wagner Tiso, Egberto Gismonti, Toninho Horta, Adriana Calcanhoto e Ney Matogrosso entre outros. Devo registrar que Eugénia é a única cantora Portuguesa, que gravou e fez dueto com o mestre Tom Jobim. Uma outra faceta da cantora foi apresentar a Milton Nascimento o universo Poético de Fernando Pessoa.

           A temporada em São Paulo, intitulada de “SereiA Portuguesa” quartas e quintas até o dia 26 de novembro no Teatro MuBE Nova Cultural. Pela primeira vez Eugénia entrega sua voz para cantar as coisas de lá (fados e cantigas portuguesas). Foi um processo de escolha minucioso em que a artista dedicou-se para escolher as canções deste repertório do cancioneiro português. A escolha teve dois critérios aquelas músicas que o público deseja ouvir, além das que a cantora traz em seu imaginário.
          A cantora também mergulha nas histórias e estórias vividas por grandes nomes da música portuguesa e de suas idas e vindas por três décadas com temas inesquecíveis. O espetáculo inicia-se com a música “Meia Noite” (Chico Buarque/Edu Lobo) e encerra  com “Deixa Eu Entrar no Samba Aí” parceria dela com Alemão do Cavaco da Mangueira, neste samba enredo. Com direção musical do violonista brasileiro Swami Jr, que dispensa apresentação. Ela pede licença às grandes fadistas portuguesas para entoar os clássicos fados, já que não é uma fadista. Como no Brasil nem todos cantores são sambistas, em Portugal também nem todo cantor(a) canta fado.

            Acho que faltava, na carreira brilhante desta portuguesa de coração brasileiro, um espetáculo que contemplasse um repertório que trouxesse suas raízes, o canto de sua terra natal. De lá ela canta os clássicos: Casa Portuguesa, Foi Deus, Olhos Castanhos, Canais do Tejo, Fado da Acorda, Desfado, Lisboa Não Seja Francesa, Estranha Forma de Vida entre outras. Afinal o repertório contempla 20 canções. Ainda há quatro shows para vocês descobrirem o que Eugénia Melo e Castro tem para mostrar neste projeto inovador.

          SereiA Portuguesa. Quartas e quintas (até 26 de novembro de 2015) Local: Teatro MuBE Nova Cultural.Endereço: Av. Europa, 218 (Entrada pela Rua Alemanha, 221) / Jd. Europa Horário: 21 horas.Preço: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) Ingressos: tel. (11) 4003-1212 / www.ingressorapido.com.br.www.mubecultural.com.br  Informações: tel. (11) 4301-7521.


Um comentário:

  1. Belo apanhado do espetáculo delicioso de Eugênia Melo e Castro. Quando ela entra cantando Meia Noite, é de arrepiar. Eu amo a música de Edu Lobo, e foi uma surpresa deliciosa essa abertura.
    Delicioso, da mesma forma, é seu samba enredo. Grandes surpresas nesse espetáculo, sem contar que assisti na noite em que Susana Travassos participou. Ambas fizeram um dueto emocionante.

    ResponderExcluir