quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Duas vozes para Ismael Silva

                                                                                       Edição e revisão: Gesu Costa


                                                                             O Autêntico Samba da Estácio


É  Muito louvável demonstrar às novas gerações a importância de um gênio. O cantor e compositor Augusto Martins e o violonista, cantor e compositor Cláudio Jorge, ambos cariocas, dão vozes a um dos maiores gênios do autêntico samba, o inesquecível Ismael Silva (1905 -1978), com o CD “Ismael Silva: Uma Escola de Samba”.  Produzido pela própria dupla. O álbum é um verdadeiro presente para os amantes do samba e da música brasileira. As 12 faixas trazem parcerias de Ismael com o rei da voz Francisco Alves, o mestre Noel Rosa e com seu parceiro mais frequente Milton Bastos.

Um pouco de Ismael para o público mais jovem. Filho do cozinheiro Benjamim da Silva e da lavadeira Emília Corrêa Chaves, era o mais novo de cinco irmãos. Aos 15 anos, fez o samba “Já desisti”, considerado a sua primeira composição. Em 1925, teve o seu primeiro samba gravado “ Me faz carinhos”. Essa composição promoveu a sua aproximação com Francisco Alves, o Chico Viola ou Rei da Voz. Ao lado de Nílton Bastos e Francisco Alves, Ismael formou o trio que ficou conhecido como Bambas do Estácio e que deu origem àquele que é considerado um dos mais bonitos sambas da história: “Se você jurar”. Após a morte de Nilton, teve início sua parceria com Noel Rosa.
As dezoito composições da dupla fazem de Ismael Silva o mais frequente parceiro do Poeta da Vila. Em 1928, Ismael Silva com um grupo de sambistas do Estácio fundaram o bloco que se tornaria o precursor da primeira escola de samba de que se tem notícia: “A Deixa falar”. A escola desfilou nos anos de 1929, 1930 e 1931. Na década de 50, teve o seu samba Antonico gravado, tornou-se um grande sucesso. O reconhecimento como um sambista verdadeiro rendeu-lhe alguns títulos por iniciativa do jornalista e estudioso do assunto Sérgio Cabral e da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Fez alguns shows esporádicos, nos quais participaram Aracy de Almeida, Carmem Costa e MPB-4. Um de seus últimos shows foi no ano de 1973, produzido por Ricardo Cravo Albim e intitulado Se você jurar. Morreu em 1978 de um ataque cardíaco. Ismael Silva talvez tenha sido um dos sambista a exibir a mais alta originalidade no cenário da boêmia carioca.(Wikipédia).

Augusto e Cláudio prestam uma valiosa contribuição no resgate da memória deste  construtor de melodia e colocam o samba da Estácio em seu habitat natural, o do samba batucado. Vale conferir a intepretação cuidadosa na voz grave, aveludada, além da técnica apurada do Augusto Martins, que ganha o acompanhamento do violão e, também, nos duetos vocais com o mestre Cláudio Jorge .

“O que será de mim”, “ A razão dá-se a quem tem”, “Meu único desejo”, “Ne diga teu nome”, “Todo mundo quer” , “Antonico” , “Pra me livrar do mal” ,”Contrastes” , “Quem não quer sou eu”,  Peçam Bis”, “Dona do Lugar” , “Ninguém tem de achar ruim/ Se você Jurar” .São esses os sambas que trazem o mestre Ismael ao nosso convívio. Aos meus leitores, o melhor do samba da Estácio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário