quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Poesia Arretada

                                                                                       Foto: Ary Régis Lima
                                                                                       Edição e revisão: Gesu Costa




                                                 Entre o amor e a sensualidade o artista se revela





O segundo álbum do cantor, poeta e  multiartista ( ator, diretor, roteirista e cineasta) paraibano André Morais ,“Dilacerado”, é Arrojado, arrebatador, cheio de amor e erótico. O CD foi produzido por Pedro Medeiros e Herlon rocha. As 10 faixas poéticas exalam a alma do artista e ganham molduras musicais de compositores como Lucina, Seu Pereira, Michel Costa, Chico César e Giana Viscardi.

André navega bem por seus dotes artísticos e, nesse trabalho, tem a participação especialíssima dos monstros Naná Vasconcelos e Elza Soares. A poesia dele é arretada demais! Nós nordestinos dizemos deste modo quando a coisa é boa. Além de apresentar um trabalho autêntico, nos doa sua alma pela veia poética. A música que nos apresenta tem tecidos finos e nós, meros ouvintes, nos aconchegamos nela. Para ouvir André, é preciso desprender do convencional, para a música nos invadir  e nos tornar elemento dela. Para abrir os trabalhos auditivos é bom providenciar um bom vinho e deixar a luz por conta das velas.

A música que dá título ao CD “Dilacerado” (Lucina / André Morais) é a primeira a nos causar um profundo impacto. Há um piano e violino dialogando com a voz em prol do poema, encante-se com os versosMe ame sem as vestes, sem as horas, sem obter o que te importa, sem conseguir abrir a porta/Me ame assim, dilacerado”. Apenas a guitarra de Pedro Medeiros e a emblemática percussão orgânica do convidado, mais que especial, Nanã Vasconcelos dão vida à bela canção “Confissão” (Seu Pereira / André Morais) “Confesso no meu verso há um quê de perverso há um pássaro em meu sexo”. André também declama o poema “Amor, Meu Amor” do poeta moçambicano Mia Couto, um dos  momentos mais belos do CD. Também nos surpreende, ao impostar sua voz potente para interpretar seus poemas musicados com uma carga emocional extraordinária, assim ouviremos em  “Chuvosa” (Michel Costa/ André Morais).

              O momento mágico desta audição tem a parceria com o conterrâneo Chico César na canção “Nua”  e a presença da cantora carioca  Elza Soares, que canta no auge dos seus 78 anos e com o mesmo vigor do início de carreira. De modo dramático cantam os versos “Leia meus lábios molhados de saliva e café meu coração tudo que quer é silenciar/Aqui estou em silêncio, embora cante cá dentro a canção compasso lento do sublime ao veneno/Na dança eu adentro adentro/ Até chegar ao epicentro, entro, experimento, a vida que se apresenta/Nua como as pausas de um poema”. Aplausos para o arranjo que veste a canção “Alarido” (Lucina / André Morais). Um desejo mais que declarado se ouve em “Teu” (Michel Costa / André Morais).
          Descubram o que ainda tem para ouvir em “Deserto”(Seu Pereira / André Morais),Fé”(Giana Viscardi / André Morais), “Orgia”(Seu Pereira / André Morais), “Delito”(Lucina / André Morais). O artista ainda disponibiliza o CD para download em seu site. http://andremorais.com/  vale muito conhecer o artista e sua facetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário