quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Rock Fino do Terreno Baldio

Edição e revisão: Gesu Costa


O som viajante de quatro décadas de volta aos palcos


Uma das mais importantes bandas de rock progressivo de todos os tempos no Brasil, a “Terreno Baldio” foi formada no início dos anos 70 pelos músicos e fundadores Mozart Mello, Roberto Lazzarini e João Kurk. Juntos com os músicos Edson Ghilardi, Geraldo Vieira e Cássio Poletto formam o sexteto atualmente, que está de volta aos palcos para alegria dos amantes das longas notas do som progressivo. Para comemorar o reencontro e o retorno aos palcos, a banda está reeditando seu primeiro álbum “Terreno Baldio - 1976”, nos formatos CD e Vinil, que deve ser relançado até o fim deste ano. O retorno se dará nesta quinta-feira, dia 8, dentro do projeto “Ensaio Aberto”, idealizado pelo empresário e produtor Roberto Oka. O projeto é uma inovação dentro do contexto “show” - trata-se de um ensaio com a presença da plateia, que presencia a construção dos detalhes das músicas. Neste formato, o artista pode, durante a execução, parar e ajustar os temas. Essa ideia é maravilhosa, pois nos mostra a dimensão criativa e técnica dos envolvidos. O projeto é limitado a um público de 150 pessoas, que eu as classifico como sortudas, visto que compartilharão de momentos inesquecíveis.

Os jovens senhores do Terreno Baldio ainda têm muita lenha para queimar... Boa parte dos guitarristas, formada nas últimas décadas no Brasil, admira o professor Mozart Mello, já que foi formada por seus métodos. O virtuose faz o público delirar com preciosos solos de guitarra. Roberto Lazzarini, maestro e arranjador, com seu piano e teclados, comanda a banda para uma viagem sonora inesquecível. E, quarenta anos depois, João Kurk continua com uma voz surpreendente e uma afinação impecável, apesar de perder um pouco dos agudos, fator natural pela idade. Mesmo assim, Kurk modula a voz e sabe utilizá-la no momento certo. Também toca flauta em algumas músicas durante o show. Geraldo Vieira no contrabaixo, ao lado de Edson Ghilardi na bateria, fazem a cozinha do Terreno. Além de Cássio Poletto no violino, que traz uma sonoridade extremamente fascinante. Juntos, sem sombra de dúvida, formam um sexteto fantástico do rock progressivo nacional.

 Para o “Ensaio Aberto”, o Terreno Baldio deve visitar seus dois álbuns: “Terreno Baldio -1976” e "Além das Lendas Brasileiras -1977”. A banda presenteará seu público com os clássicos “ Pássaro Azul”, “Loucuras de Amor” , “Despertar” , “Este é o Lugar”, “Grite”, “Caipora”, “Água que corre“, “Quando as coisas ganham vida”, “Saci Pererê”, entre outras.Aos meus leitores que ainda não conhecem o rock progressivo do Terreno Baldio, faço o convite e garanto que todos enlouquecerão pela qualidade destes músicos refinados.

Ensaio Aberto, dia 8 de Outubro às 21 horas - Estúdio Espaço Som - Teodoro Sampaio 512 –Pinheiros – SP Ingressos Limitados (R$ 35,00) na Galeria do Rock - Aqualung loja 307, Di Hard loja 313 e MoshiMoshi loja 354 Informações. (011) 33311073 / (011) 992586494.

Nenhum comentário:

Postar um comentário