quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Da MPB ao Rock and Blues


  Edição e revisão: Gesu Costa


Seguindo seu impulso Affosinho nos doa canções


O guitarrista, compositor e cantor mineiro Affonsinho é um verdadeiro operário em prol da música, ele produz muito e alimenta seu público com, no mínimo, dois álbuns por ano. Em 2015 não foi diferente, o artista apresenta duas produções. Primeiro o lançamento em maio do CD “Lá de Um Lugar”. Na quinta-feira, 22, em Belo Horizonte MG, acontece  o lançamento do CD “Bluesing”. Vamos voltar à década de 80 para entender quem é este artista. Ele era o guitarrista da banda de Pop Rock carioca Hanói-Hanói, que emplacou os hits “Totalmente Demais”, "Blá, blá, blá... Eu Te Amo" e "O tempo Não Para".

           O álbum “Lá de Um Lugar” contém 10 faixas compostas pelo artista, exceto a parceria com o cantor e poeta Paulinho Pedra Azul, que assina a segunda canção “Um Novo Tom”.  O refrão deve ficar cravado em nossa memória auditiva. “ Estou na chuva e não me molho/Sei pra onde devo seguir/Se for tristeza eu nem olho/Hoje eu só quero sorrir.” O tema tem um esplendoroso solo de guitarra. Para abrir os trabalhos “ No Carinho” uma pegada folk  demostra a tendência do CD. Uma delicada balada dá título ao 10° trabalho autoral  “Lá de um Lugar”. Com letra dedicada aos amigos, que sempre chegam trazendo paz, amor e  esperança.  Affonsinho é este ser que transpira música para nos ofertar com o melhor do seu trabalho.

Foram 15 anos dedicados principalmente à MPB, com dez discos autorais e dois de releituras e dezenas de sucessos emplacados, Affonsinho volta ao rock e ao blues para nos presentear com um álbum totalmente em inglês. “Bluesing”  homenageia os “guitar heroes” que o influenciaram e são referências  para uma rica geração de guitarristas em todo mundo:  B.B. King, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Roy Buchanan, Stevie Ray Vaughan entre outros. Neste CD, destacam-se as canções  “I Love To Love You”, balada ao estilo de Eric Clapton. “Blues For Riley” é um caloroso tributo ao mestre B. B. King. “Jimi’s Vibe” é uma faixa instrumental pesada e cheia de balanço, escrita em homenagem a Jimi Hendrix. O artista conta com uma banda que já vem gravando e tocando com ele há muito tempo. O filho Frederico Heliodoro (baixo), Felipe Continentino (bateria) e Christiano Caldas (teclados).

Para o espetáculo, ele conta com os convidados especiais Gustavo Andrade, Auder Júnior, Péricles Garcia, Márcio Durães e Alexandre da Mata. Será uma verdadeira festa para os roqueiros e blueseiros da cidade. A turnê começa em Minas e  deve contemplar todo o território nacional. Affonsinho é um artista independente que compõe para seu público sem se preocupar com modismos e regras. A liberdade por criar melodias, que saltam das cordas de sua guitarra, seja na MPB, no Rock ou no Blues, nos conquista pela originalidade.

Lançamento do CD “BLUESING”. Dia 22 de outubro, quinta-feira, às 21h. Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal, Av. Afonso Pena, s/n - Centro) Belo Horizonte – MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário