quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Fusão entre música e fatos reais

Foto: Marina Thomé
Edição e revisão: Patrícia Chammas


Muitos recados e forte apelo cênico são marcas
do segundo trabalho de Fepa

Situações cotidianas fizeram o compositor, cantor e artista multimídia paulistano, Fepa, registrar seu segundo CD como “Baseado em Fatos Reais”. Das dez faixas do álbum, sete são assinadas pelo artista que divide com Bruno Bona a produção.
O cantor classifica esse trabalho como “a extensão de sua vivência sentimental, a extensão de sua vivência acadêmica, a extensão de sua infância, cercada de música, teatro, dança. É a extensão de sua formação musical, em criadores de canções, como Crosby, Stills, Nash & Young, como John e Paul”.
Além do ofício de cantor, o moço também é professor de filosofia. No seu dia a dia, a sala de aula e a música comungam em harmonia e em plena troca.
Na praia do folk-rock, o CD agrada pela sonoridade e mostra que o artista sabe o caminho que deseja seguir. Para abrir a audição, “Revolução?” tem a palavra trabalhada na canção e mostra o cartão de visitas do filósofo que sabe cantar.
Em parceria com Pedro Lobo, a bela balada “Passado ao Vivo” deve atingir o público jovem com sua letra. Com o produtor do CD, Bruno Bona, o artista assina “Pronto para Voar”, cuja suavidade é um convite à reflexão, ao estar só. Aos sons de tiro e groove de hip hop, “Bandeira” denuncia uma sociedade alienada. Vale a audição.
Um Café” ganha status da mais bela do CD, pelo arranjo e interpretação diferenciados. BrisaFlow assina a canção “15M” junto com Fepa, mandando bem na poesia do hip hop e ainda dividindo os vocais com ele.
Na sequência, “03 Dias” mistura o mesmo estilo a uma levada jazzística. Com participação de Silvia Machete nos vocais, a balada “Essa Canção é pra Ti” flutua e nos leva junto. A penúltima canção, “Amor Rimado”, mostra que o folk-rock tem presença marcante nesse novo trabalho do artista.
“Palavra” finaliza esse belo projeto com um naipe de metais e o que há de melhor no trabalho: o uso da palavra por esse filósofo cantor. Provavelmente foi escolhida a dedo para encerrar o álbum com a energia no topo.
Fepa é um artista autêntico, performático, que faz parte da nova e boa safra de músicos que batalha seu lugar ao sol, sem o medo de se molhar na chuva. Sua música é sua vivência, e isso é verdadeiro. Assim como ele, neste exato momento, outros artistas também estão gravando seus sonhos.
Faça uma visita ao site www.ofepa.com.br e fique por dentro da agenda do artista. Você também você pode baixar o CD gratuitamente.
________________
Tenho recebido muitos e-mails de leitores que nos acompanham semanalmente, sempre agradecendo pelas matérias circuladas nessa coluna. Agora é minha vez de agradecer e abrir esse canal para indicações de pautas. Como vocês sabem, meu trabalho é de pesquisa e procuro divulgar bons trabalhos de artistas de todas as regiões do País, mas nem sempre consigo chegar até eles. Caso você, leitor, queira indicar alguma pauta, envie para dpjproducao@uol.com.br, que farei o possível para atendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário