quarta-feira, 29 de julho de 2015

Para todas as idades

Foto: Divulgação
Revisão e edição: Patrícia Chammas


De Portugal para o Brasil,
a poesia atravessa o tempo e se faz canção

Esta semana o Planeta MPB tem o imenso prazer de mergulhar em uma obra lítero-musical que contempla três gerações de uma família que nasceu para a arte.
“Conversas com Versos” é um livro de poemas escrito originalmente em 1968 por Maria Alberta Menéres, em que a autora inventa mundos, imagens, amigos e não deixa que a criança que mora em nós perca o brilho nos olhos. Hoje, quase meio século de sua primeira edição, a escritora ganha uma homenagem de sua filha, a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro: a recriação da obra num álbum musical.
Do livro, Géninha retira 14 poemas, cria 11 canções e entra no universo musical infantil, dando continuidade e uma nova leitura a esta obra poética.
O álbum foi gravado e produzido por Eduardo Queiróz em parceria com os músicos e autores Camilo Carrara e Nath Calan, para o Selo Sesc. Já o livro foi editado pela Porto Editora, em Portugal e, no Brasil, pela Editora Leya.
O material impresso contém 60 poemas além dos musicados. As partituras e as novas ilustrações ganham da neta Mariana Melo um novo olhar, apresentando ao velho e ao novo público a arte de três gerações.
“Quando minha mãe escreveu em Portugal este seu primeiro e pioneiro livro de poesia infantil, estava longe de mensurar a importância e a força com que iria marcar para sempre gerações e gerações de crianças, agora adultos, e seus filhos, netos, e os que virão a seguir, numa sequência natural, onde a imaginação é o seu principal ponto de partida, e de chegada. Eu, sua filha, fui a primeira a ser testada. Junto com os primos e minha irmã, fazíamos teatro com os poemas, fazíamos recitais, e isso alastrou-se a todo o país, lá em Portugal, marcou da forma mais saudável e criativa a nossa formação poética e imaginativa. Este livro, e agora o disco, foram rebuscar as memórias dos pais e avós, e está a conquistar as crianças de agora, num círculo infinito e crescente de possibilidades”, diz a cantora.
Tanto o livro como o CD não têm idade para serem degustados. Crianças de todas as idades podem fazer uma imersão em suas páginas e viajar em suas asas. As canções que emolduram os poemas de Maria Alberta Menéres têm parceria com Eduardo Queiróz, Camilo Carrara, Nath Calam e a própria Eugénia Melo e Castro.
O poema “As Pedras” diz: “As pedras falam/Só entende quem quer/Todas as coisas têm/Uma coisa pra dizer”. Imaginei as batidas do Olodum para a bela canção “Pulos”. Eugénia divide os vocais com Ney Matogrosso no bom samba “O Meu Chapéu & Consulta”.
Um reggae se ouve em “Direcção”. Géninha convida o cantor Lino Krizz para dividir os vocais nas canções “Os Nomes” e “O Nariz”. Algumas músicas são candidatas a conquistar o público por sua poética e melodia viajantes. São elas: “A Hora do Chá” e “Ver & Viagem Espacial”.
Ainda ouviremos “A Árvore”, “Cantinela & Umas Contas” e “Nascimento”. Leve as crianças e sinta-se como uma no show de lançamento nos dias 1º e 2 de agosto, no Sesc Pompeia, ao meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário