quarta-feira, 15 de julho de 2015

G3 tupiniquim

Edição e revisão: Patrícia Chammas

Três monstros da guitarra nacional em duelo de gigantes

Em meados de 1996 o guitarrista americano Joe Satriani convidou seus conterrâneos e também guitarristas Eric Johnson e Steve Vai para cair na estrada com o formato que recebeu o nome de G3. O tour rendeu o DVD/VHS/CD “G3: Live in Concert”, gravado em novembro de 1996, no Northrop Auditorium, em Minneapolis (Minnesota, EUA). Desde 2014 Satriani participa do “G4 Experience”, uma expansão da ideia do G3.
Em terras tupiniquins a proposta é parecida com a dos guitarristas americanos, com o diferencial de se tratar de um “ensaio aberto” com três dos mais renomados guitarristas brasileiros: o paulistano Luiz Carlini, o carioca Sérgio Hinds e o angolano Nuno Mindelis, que estarão no palco tocando suas obras, duelando com suas guitas, no sagrado sentido da palavra.
Diferentemente de um show, no ensaio aberto o artista pode parar e recomeçar, levando os fãs a terem ideia de como acontecem os preparos para uma apresentação, ou até mesmo para uma turnê. Idealizado pelo produtor Roberto Oka, este será o primeiro de inúmeros encontros que devem acontecer durante o ano. Vamos conhecer um pouco mais das particularidades de cada um desses “Gs”.
Luís Sérgio Carlini é simplesmente o criador de um dos solos de guitarra mais executados em todos os tempos, o da canção “Ovelha Negra”. Dono de um virtuosismo ímpar, Carlini é considerado um dos maiores guitarristas da história do rock brasileiro. É também um dos fundadores, compositor e líder da banda Tutti Frutti que, durante os anos 1970, gravou e tocou com Rita Lee, compondo e participando das gravações de alguns dos maiores sucessos da cantora. Desde o término oficial da banda, no começo dos anos 1980, Carlini continua a tocar e gravar, tendo participado de mais de 400 discos de cantores e músicos diversos. Atualmente integra a banda do cantor e compositor Guilherme Arantes.
Angolano radicado no Brasil, Nuno Mindelis é considerado um dos maiores guitarristas de blues do País. O primeiro álbum, “Blues & Derivados”, veio em 1990 e recebeu elogios da crítica especializada. No ano seguinte gravou seu segundo disco, “Long Distance Blues”. Em 1994, o músico obteve reconhecimento internacional através da revista americana Guitar Player, quando o editor Jas Obrecht comparou Mindelis a Jimmy Page. Quatro anos depois, foi eleito o melhor guitarrista de blues, segundo o concurso mundial de aniversário de 30 anos desta mesma mídia.
Sérgio Hinds lidera e mantém viva a lendária banda de rock progressivo “O Terço” há mais de 40 anos. Hinds é considerado pela crítica um dos maiores guitarristas brasileiros de todos os tempos. Além de ser publicitário e escritor, Sérgio tem 18 CDs e dois DVDs gravados. Participou em trabalhos de músicos como Ivan Lins, Marcos Valle, Sá e Guarabyra, Walter Franco, Jorge Benjor, entre outros.
Você não vai perder, vai?
SERVIÇO: Dia 17/7/15, sexta-feira, às 21h. Estúdio Espaço Som – Rua Teodoro Sampaio, 512 – Pinheiros. R$ 35. Lotação: 300 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário