quarta-feira, 8 de julho de 2015

Estreia com personalidade

Foto: Fabiola Fanti
Edição e revisão: Patrícia Chammas

Bom-gosto aparece nas letras inteligentes
e no instrumental elaborado da banda

Em meio à quantidade de bandas e cantores que se lançam no mercado fonográfico brasileiro, alguns por selos renomados, outros bancando o próprio sonho de cair na estrada, eis que recebo, entre dezenas de trabalhos do lote da última semana, um, cujo nome me fisgou, a ganhar minha audição cuidadosa. Trata-se da união de quatro jovens que apostaram no próprio sonho.
“Planeta D” é uma banda paulistana com três anos de estrada, formada por Gustavo Vervloet (vocal e violão), Lucas Feletto (guitarra e vocal), Rafael Fernandes (baixo) e Leo Prieto (bateria e vocais). Produzido por Rodrigo Castanho, o álbum conta com 11 faixas, nove delas assinadas por Gustavo.
O trabalho apresenta personalidade, mesclando rock, pop e trazendo na essência de suas letras o cotidiano, as relações afetivas e a bagagem musical de Gustavo que, de todos integrantes, é o que mais tem vivência na área. Capixaba de Vitória, escolheu a capital paulista desde 2011, para aqui formar uma banda e pôr o pé na estrada.
“A escolha do nome ‘Planeta D’ remete a drama, desejo e outras experiências de vida do dia a dia”, comenta o vocalista. As influências da banda são: The Beatles, Mumford and Sons, Os Mutantes, Pearl Jam, Tom Jobim, Lenine, Incubus, Gilberto Gil e Nando Reis. Gustavo também gosta de ressaltar suas referências literárias como Fernando Pessoa, Hermann Hesse, Eckhart Tolle e Vinícius de Moraes.
O Planeta D não veio para brincar de fazer música, eles nos mostram um CD bem produzido, com vocal e instrumental maduros e estão preparados para angariar uma legião de fãs Brasil afora.
Para abrir a audição, a canção “Se ao Menos” (Lucas Feletto/Gustavo Vervloet/Gustavo Rosseb) nos remete a uma reflexão, um olhar para dentro, a busca pela paz interior. O “enfrentar os medos” que nos rodeiam e a busca pela paz se ouve em “Fé de um Sonhador”.
Além de cantar bem, Gustavo tem o dom com as palavras que modelam as melodias. O amor e a busca da paz são temáticas fortes no trabalho da banda. “Antes que o Sol” é um dos exemplos disso e com cuja letra nos identificamos em algum momento. A biografia de um amor é o que conta a canção “Está na Cara”, história entre Gustavo e a mexicana Lou Salguero, conhecida durante uma viagem à Índia. Ela largou tudo em seu país para viver esse romance com o músico no Brasil.
A segunda canção em que Gustavo divide a parceria, desta vez com o guitarrista Lucas Feletto, é “Se o Mundo Resolver Girar”. “Só há espaço para quem abre espaço dentro de si”, é assim que a canção “Espaço” faz o alerta.
Gostei muito da forma com que os temas foram mixados, sem puxar a sardinha pra um lado ou para outro. A sétima canção, “Contos”, para mim deve virar hit. Ela pega na veia com uma poesia moderna, conclamando os jovens a se agregar em busca do amor.
As canções a seguir prezam pela mesma temática e, assim como as anteriores, colocam a banda na estrada: “Seu Norte”, “Clínica”, “A Viagem” e “O Salto”.
Sucesso nessa caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário