quarta-feira, 10 de junho de 2015

O mago dos temas

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Viagens sonoras, delírios dos deuses da música 
se ouve em suas canções

Seja na TV, no teatro ou na telona, a música assinada por Marcus Viana sempre vai nos conquistar. Ela é feita com esmero e é imbuída de emoção, sempre marcando em nossas memórias. Marcus nos contempla com “Grandes Temas 2 – TV e Cinema”, uma compilação de grandes sucessos escritos por ele, exceto a letra da música “Ponte”, autoria da poetisa Marília Abduani.
Marcus é um músico, na essência da palavra, um criador de temas, um arranjador de mãos finas. Violinista por ofício, domina com perfeição instrumentos daqui e do mundo. Viana é fundador de uma das mais significativas bandas de rock progressivo sinfônico brasileira, o Sagrado Coração da Terra, que comemora seus 30 anos de estrada.
Outro projeto que merece destaque é a “Transfônica Orkestra”, que mescla instrumentos sinfônicos com elementos populares e étnicos. E o mago não para por aí: outro projeto que vale apena conhecer é o “Oceano da Criação”, trio composto por ele, o craviolista Stenio Mendes e o percussionista Djalma Corrêa. Seguir o fluxo da música como as águas de um rio que deságua num verdadeiro mar de canções espontâneas – essa é a proposta do trio.
O “Saecula Saeculorum” (ad aeternum barroco contemporâneo) é uma banda lendária criada em meados da década de 1970 pelo tecladista Giácomo Lombardi, que também integrada por Viana. Seu projeto mais recente, que depois irá ganhar um destaque, é “Famalé: diálogos musicais entre áfricas e brasis”. O inusitado álbum reúne o músico e griot senegalês Zal Sissokho com os mineiros Marcus Viana e Sérgio Pererê.
Na televisão, trabalhou com grandes diretores como Nilton Travesso (Meu Pé de Laranja Lima e Serras Azuis), Jayme Monjardim (Pantanal, Terra Nostra, O Clone, A Casa das Sete Mulheres, Ana Raio e Zé Trovão, Flor do Caribe, entre outras) e Walter Avancini (Xica da Silva). Para o cinema, com Joel Zito Araújo (Filhas do Vento), David Schurmann (O Mundo em Duas Voltas) e Jayme Monjardim (Olga).
O álbum em questão comemora os 20 anos de carreira do músico como compositor de trilhas sonoras. Para compor o disco, Viana escolheu novos arranjos e mixagens para vários sucessos, criando fonogramas inéditos. Entre as faixas que destaco estão: “A Ponte”, com participação de Paula Fernandes, e “Pátria Minas”, tema do programa “Terra de Minas”, pela primeira vez gravado em sua versão cantada.
Preparado para viagem musical? Conheça os temas: “A Magia do Cinema” (A Vida do Didi), “Quenda” (Xica da Silva), “Sublime” (Chiquinha Gonzaga), “A Partida da Frota” (O Mundo em Duas Voltas), “Iluminar” (Olga), “A Miragem” instrumental (O Clone), “Maktub” instrumental (O Clone), “Sinfonia dos Sonhos” (América), “A Sonata”, “Sinfonia” (Pantanal), “Vidas, Amores e Guerras” (A Casa das Sete Mulheres), “Beija-me Antes que o Mundo Acabe”, “Foz” instrumental (Filhas do Vento), “Ponte” (Flor do Caribe) e “Pátria Minas” (Terra de Minas).
Que venha muito mais. Nossos ouvidos agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário