quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ivan Lins em festa

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Celebrando 70 anos, 
Ivan Lins tem dois LPs do início da carreira relançados

Um dos maiores nomes da nossa música, conhecido e gravado no mundo todo – o compositor, pianista e cantor Ivan Lins – tem muito a comemorar em 2015, com números expressivos representando sua carreira. Ontem, 16 de junho, Ivan comemorou 70 anos de vida, mas os festejos não param por aí. Ainda em 2015, o músico completa 50 anos de música, 45 de carreira e 40 de uma das mais sólidas parcerias da MPB, com o poeta e letrista Vítor Martins.
Pensando em celebrar tantas datas importantes junto aos fãs e consumidores da boa música, a gravadora, selo e editora Kuarup reedita dois CDs do início da carreira do artista. Sob licença da Sony Music, quarto e quinto álbuns de uma densa discografia de 42 títulos foram remasterizados pelo engenheiro de som Ricardo Carvalheira. São eles: “Modo Livre” (1974) e “Chama Acesa” (1975). Os discos, lançados pela, então, gravadora RCA, tiveram a produção assinada por Raymundo Bittencourt.
O maestro Arthur Verocai fez os arranjos de “Modo Livre”; já, “Chama Acessa”, teve arranjo coletivo de Ivan com os músicos da banda Modo Livre. Ambos os álbuns tiveram sua primeira edição em CD em 2001, marcando a estreia de Vítor Martins no trabalho, a quem Ivan chama, carinhosamente, de “bruxo”.
As canções “Abre Alas” (Modo Livre), “Lenda do Carmo”, “Joana dos Barcos (Beira-Mar)”, “Demônio de Guarda” e “Corpos (Chama Acessa)” são as primeiras de uma parceria de grandes clássicos.
Nos dois álbuns Ivan Lins contou com um super time de músicos: Wagner Tiso, Robertinho Silva, Maurício Einhorn, Laércio de Freitas, Márcio Montarroyos, Copinha, Miltinho e Aquiles Reis (MPB-4).
A Kuarup tem desenvolvido um papel fundamental como curadora, envolvendo pesquisa e análise de repertórios de grandes álbuns da música brasileira, reeditando-os e colocando-os novamente ao acesso do público, seja nas lojas físicas ou digitais. O material gráfico dos LPs originais é devidamente adaptado para o formato de CD. Não sabemos ao certo os motivos que levam as gravadoras a colocarem obras de tal importância na chamada “lista fora de catálogo”.
Para celebrar em grande estilo, Ivan vai lançar um CD que terá como título “América Brasil”. Já a música “Joana dos Barcos (Beira-Mar)”, que era um texto para teatro e foi musicada por ele, vai ganhar uma releitura para balé, devendo ser apresentado em outubro deste ano como parte das comemorações. Ivan sabe como ninguém cantar o amor e mandar seu recado de protesto. Suas músicas são atemporais.
Os álbuns mencionados apresentam os seguintes repertórios:
MODO LIVRE – “Rei do Carnaval” (Ivan Lins/Paulo César Pinheiro), “Avarandado” (Caetano Veloso), “Abre Alas” (Ivan Lins/Vítor Martins), “Chega” (I.L.), “Deixa Eu Dizer”, “Tens (Calmaria)”, “Não Tem Perdão”, “Espero”, “Essa Maré”, “Desejo” (essas últimas em parceria Ronaldo Monteiro), e ainda um pout-pourri com: “General da Banda” (Sátiro de Melo/Tancredo Silva/José Alcides), “A Fonte Secou”, (Macléo/Raul Moreno/Monsueto Menezes) e “Recordar é Viver (Recordar)” (Aldacir Louro/Aluísio Marins/Adolfo Macedo).
CHAMA ACESA – “Sorriso da Mágoa”, “Nesse Botequim”, assinadas pelo artista. As parcerias com Vítor Martins são: “Lenda do Carmo”, “Joana dos Barcos (Beira-Mar)”, “Ventos de Junho”, “Demônio de Guarda”e “Corpos”. Com Paulo César Pinheiro compôs a música que dá título ao CD, “Chama Acessa”, e “Poeira, Cinza e Fumaça”. Com o parceiro Ronaldo Monteiro temos apenas duas canções: “Não há Porque”e “Palhaços e Reis”.
A partir da segunda metade dos anos 1980, o cantor começa a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por nomes expoentes, como: Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Barbra Streisand, Sting, entre outros.
Viva Ivan e a música brasileira!

Um comentário:

  1. Belo artigo-homenagem. Ivan é de uma musicalidade ímpar e esse trabalho de relançar seus primeiros trabalhos é fundamental para mostrar às novas gerações a grandeza de sua música.

    ResponderExcluir