terça-feira, 12 de maio de 2015

Um concerto para a amizade

Foto: Verlaine Veloso Sarmento Sá
Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Expoentes da MPB criam show inédito. Juntos, do início ao fim

Acontece nesta sexta-feira, 15, em São Paulo, um dos maiores shows da música brasileira dos últimos anos, carinhosamente batizado de “Encontro Marcado”. O show trás ao palco do City Bank Hall o cantor e compositor mineiro Flávio Venturini, a dupla Sá & Guarabyra e a banda 14 Bis que, juntos, irão comungar com o público 40 anos de amizade e parcerias.
Idealizado pela Cadoro Eventos, esse mega acontecimento teve seu início em 30 de maio de 2008, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, o saudoso Zé Rodrix (1947-2009) integrava o emblemático trio “Sá, Rodrix & Guarabyra”. Três anos depois aconteceu, no mesmo local, o segundo encontro, com formato similar, porém, algo faltava naqueles shows: envolvimento e troca musical entre as bandas. Três grandes atrações se reversavam no palco e só se encontravam ao final, para o encerramento em conjunto.
Este terceiro “Encontro Marcado” terá outra dinâmica. Depois de se reunirem para ensaiar, chegaram à conclusão de que não teria sentido repetir o formato anterior e decidiram que todos cantariam as músicas do rico repertório como uma única banda. Resolveram rearranjar velhos clássicos, dando a eles nova roupagem, resultando numa alquimia musical inédita. Essa turnê teve início na capital mineira, no último dia 7 de março, levando o público ao delírio.
Agora é a vez de São Paulo conferir, em uma única apresentação, o que eles têm para nos mostrar.
Acho de suma importância informar aos meus leitores que o grande elo desse encontro é a dupla Sá & Guarabyra. De certa forma, eles abriram as portas, em 1974, tanto para Flávio Venturini, como para Sérgio Magrão. Nessa época, ambos foram músicos da dupla e, consequentemente, viraram parceiros em grandes temas como Espanhola (Flávio Venturini/Guarabyra), Criaturas da Noite (Flávio Venturini/Sá), Caçador de Mim (Sérgio Magrão/Sá), entre outras.
Outro fato relevante é que os fãs da banda 14 Bis, desde 1990 até hoje, não tiveram a oportunidade de ver um show com o fundador da banda, Flávio Venturini e seus companheiros cantado sucessos como Planeta Sonho, Linda Juventude e Todo Azul do Mar. Será uma noite para ficar guardada na memória.
Um CD está sendo gravado para registrar esse grande acontecimento na carreira dos artistas. O empresário Carlos Alberto Xaulim, da Cadoro Eventos, me garantiu ontem, por telefone, que a turnê terá seu registro em DVD. O espetáculo acontece nas capitais e principais cidades brasileiras. Preparem o coração, pois o show começa com “Canção da América” (Milton Nascimento/Fernando Brant), que tem tudo a ver com esse momento tão especial na vida desses amigos, na estrada há mais de 40 anos, exceto o 14 Bis, que comemora 36 anos juntos.
Para o “grand finale”, duas canções para lavar a alma do público: “Linda Juventude” (Flávio Venturini/Márcio Borges) e “Sobradinho” (Sá & Guarabyra).

SHOW ENCONTRO MARCADO – 15 de maio (sexta-feira), 22h – City Bank Hall – Avenida das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro, SP.

Um comentário:

  1. O que dizer de um evento desses? Só lamentar o fato de não estar em São Paulo nesta sexta-feira para assistir. Uma maravilha dessas deveria se apresentar em cada cidade do Brasil.

    ResponderExcluir