quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mirando as festas juninas

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


O forró de Xico Bizerra sacode as bandeirolas

Apenas um mês nos separa das festas de maior popularidade no Nordeste: as festas juninas. Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) disputam visibilidade e duelam de forma harmoniosa para fazer a melhor festa, paralelamente às demais cidades da região que conservam essa tradição. Pensando nisso, o Selo Passa Disco, de Recife (PE), sob a direção de Fábio Cabral de Mello – um verdadeiro apaixonado pela cultura popular e pela arte –, acaba de lançar a coletânea “Pernambuco Forrozando para o Mundo” que traz 20 faixas de autoria do compositor, poeta e cantor Xico Bizerra.
A loja de CDs/DVDs Passa Disco foi fundada em novembro de 2002. O espaço, que fica no Shopping Sítio da Trindade (Estrada do Encanamento, 480 – Parnamirim, RE), não é uma loja convencional onde só se encontra o que a grande mídia veicula. Lá você acha o que há de mais sofisticado na música popular brasileira e nas culturas populares do País. Fábio afirma categoricamente: “A qualidade da nossa música sempre terá lugar garantido em nossas prateleiras”.
Pensando em ser mais útil – principalmente para a cultura pernambucana –, o empresário lançou, em novembro de 2006, o Selo Passa Disco, que tem um papel fundamental no desenvolvimento e na conservação, distribuição e divulgação da música de seu estado. O selo até agora lançou: “Pernambuco Cantando para o Mundo” (já no terceiro volume), “Pernambuco Frevando para o Mundo” (em dois volumes) e, mais recentemente, “Pernambuco Forrozando para o Mundo”, cuja primeira edição reverenciou o mestre Dominguinhos.
Este segundo “Forrozando para o Mundo” presta uma singela homenagem ao compositor, poeta e cantor cearense, Xico Bizerra, que foi adotado por Pernambuco e se tornou cidadão do Recife. A coletânea contempla e comemora sua carreira de15 anos de estrada. Neste período, Xico gravou 10 CDs intitulados “Forroboxote” (www.forroboxote.com.br), dos quais foram extraídas as músicas para compor o álbum.
Bizerra também escreve contos e crônicas, prefacia livros e apresenta um programa sobre forró, às terças e sextas-feiras, na emissora Folha FM, de Recife. Chama a minha atenção ver um artista com tamanha popularidade no Nordeste ser tão pouco divulgado nas mídias do Sudeste e de outras regiões do Brasil, mas o Planeta MPB, sempre atento, faz o seu papel.
Um total de 335 intérpretes diferentes já cantaram suas composições, entre eles: Amelinha, Cida Moreira, Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinês, Quinteto Violado, Trio Nordestino, Xangai, Adelson Viana, Chambinho, Irah Caldeira, Flávio José, Gonzaga Leal e muitos outros.
Com 905 gravações ao todo, sendo 276 delas composições de sua autoria, o artista cearense/pernambucano Xico Bizerra se consolida na cultura nordestina.
Deve ter sido uma árdua tarefa para Fábio de Mello escolher 20 temas entre um mar de sucessos. Eis as eleitas, e que venha o 3º da série!

1 – Se tu Quiser (X.B.) – Elba Ramalho
2 – Musa (Xico Bizerra/Gennaro) – Dominguinhos
3 – Chico das Águas (Xico Bizerra/Toinho Alvez) – Quinteto Violado
4 – Oração do Sanfoneiro (X.B.) – Chambinho, Cezzinha, Targino Gondim, Waldonys , Adelson Viana
5 – Pé-de-saudade (Xico Bizerra/Aldaberto Cavalcanti) – Marinês
6 – Jarrim de Fulô (Xico Bizerra/Cicinho do Acordeon) – Santanna, o Cantador
7 – Forró do Bole Bole (Xico Bizerra/Diego Reis) – Trio Nordestino
8 – Hoje tem Forró (Xico Bizerra/Fábio Passadisco) – Silvério Pessoa
9 – Baião Vagamundo (X.B.) – Flávio José
10 – Céu de Baião (Xico Bizerra/Luciano Nunes) – Amelinha
11 – Para Bom Entendedor (Xico Bizerra/Gennaro) – Trio Sabiá
12 – Oferendar (Xico Bizerra/Flávio Leandro) – Flávio Leandro
13 – Aroma de Alegria (X.B.) – Josildo Sá
14 – Pelos Cantos da Casa (Xico Bizerra/Maciel Melo) – Maciel Melo
15 – Vou Deixar Não (X.B.) – Irah Caldeira
16 – Bom de Prosa (Xico Bizerra/Maria da Paz) – Petrúcio Amorim
17 – Você Não Quis (Xico Bizerra/Luciano Nunes) – Adelmário Coelho
18 – Oceano do Querer (Xico Bizerra/Maria Dapaz) – Jorge de Altinho
19 – Tangendo a Dor (X.B.) – Nádia Maia
20 – Se tu Quiser (X.B.) – Projeto Sal

Um comentário:

  1. De dar água na boca, ops, no ouvido. Xico Bizerra cantado por Elba, Dominguinhos, Quinteto, Marinês, Santanna... vichi maria. O trem é bom demais, sô.

    ResponderExcluir