quarta-feira, 20 de maio de 2015

Bia Goes e sua bagagem musical

Foto: Marco Aurélio Olimpio
Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Voz precisa, de timbre doce canta ritmos nordestinos

Quando se nasce em um berço como o da cantora paulistana Bia Goes, a possibilidade de se tornar uma grande artista é totalmente real. Bia é filha da dupla musicalmente consagrada: Arismar do Espírito Santo e Silvia Goes. Dona de uma voz suave e afinadíssima, a cantora passeia bem por todos os gêneros musicais, mas escolheu para o CD de estreia, que leva seu nome, ritmos como o forró, o baião, o coco, o xote e as chulas. Desde pequena convivendo intensamente com a música de qualidade que circulava entre os cômodos da casa e com artistas consagrados como Hermeto Pascoal, a menina foi pegando gosto pela música da qual se alimentava. O CD conta com 12 faixas dirigidas por Ricardo Valverde e tem a qualidade do selo Pôr do Som. Adornando as músicas, participam especialmente: Silvia Goes, Arismar do Espírito Santo, Zezinho Pitoco, Heraldo do Monte, Luizinho 7 Cordas, Oswaldinho do Acordeon, Dominguinhos, Thiago Espírito Santo, entre outros.
O álbum é aberto em grande estilo com um baião daqueles que nos remetem a uma sala de reboco, onde dançamos agarradinhos, de rosto colado. É o que ouviremos na primeira faixa, “Todo Mundo Quer Dançar Baião” (Tito Bahiense/Manuca de Almeida). O arranjo é assinado pela mãe, Silvia Goes, e tem participação mais que especial do mestre Heraldo do Monte e sua guitarra inconfundível. Agora é a vez de ouvir um xote bem pé-de-serra, com uma letra moderna e a temática do amor que se desfaz: “Fim de Linha” (Julio Valverde/Karmo). Na audição da terceira faixa, me deu uma saudade danada do saudoso mestre Jackson do Pandeiro, que cantava como ninguém o coco sincopado. Aqui ouviremos uma interpretação arrojada de Bia, que mandou muito em “É Só Socó (Rafael de Carvalho), esse coco trava-línguas que ganhou arranjo do grande Luizinho 7 Cordas.
Dividindo os vocais com João Mendes, a cantora entoa os versos de “Deu Foi Dó” (Roberto Mendes/João Mendes), com a participação especial de Oswaldinho do Acordeon. A poesia ganhou a voz de Bia que aconchega cada acorde na belíssima “Baião de Amor” (Julio Valverde/Péri). Duas canções instrumentais assinadas pelo pai, Arismar, ganham da filha vocalizes pra lá de especiais: “Hai Kai” (A.E.) e “Cadê a Marreca” (A.E.). Um dos momentos mais belos do CD é a interpretação do clássico “Contrato de Separação” (Dominguinhos/Anastácia) que, de quebra, ainda tem a participação especial do mestre que já nos deixou, aqui eternizado. Salve, Dominguinhos!
Bia fez uma boa escolha de repertório para este CD de estreia. “Do Outro Lado do Quintal” (Ricardo Valverde/Juliana Valverde) é mais um belo tema. Dedicada ao irmão Thiago, a cantora canta “Farinha” (Péri). Para homenagear o grande “Lua”, a cantora divide os vocais com Tito Bahiense no belo xote “São Luiz Gonzaga” (Tito Bahiense/Manuca de Almeida). Para encerrar em grande estilo, o puxar do fole do mestre Oswaldinho do Acordeon é que dá o tom na gostosa “Arrastapé” (Rafael de Carvalho)
Que venha o próximo, menina que nasceu para cantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário