quarta-feira, 25 de março de 2015

Sanfona feminina para o Rei do Baião

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Quando nos deixou, há exatos 25 anos, Luiz Gonzaga também deixava uma grande família de sanfoneiros espalhados Brasil afora e, entre eles, a musicista e cantora Adriana Sanchez. A paulista, que domina como poucos o sacolejar do fole, faz uma homenagem ao mestre com o CD/DVD “Salve Lua – Tributo a Luiz Gonzaga”. Uma missão difícil foi escolher o repertório, pois a pergunta é: o que vai ficar de fora, já que o Rei do Baião nos deixou uma extensa gama de sucessos? Adriana conseguiu, em 16 temas, se cobrir com o manto do mestre e nos afagar com sua música.
Com arranjos modernos, assinados pela própria artista, ela faz uso de pedais na sanfona e, com loops e samplers, as músicas são relidas sem perder a essência que o mestre nos deixou. “Quando me perguntam por que eu toco sanfona, eu respondo a verdade. Não fui eu que escolhi, foi a sanfona que me escolheu; ela se vestiu de mim e me fez sanfoneira. Junto dela vieram histórias, gente que me vê como um pedaço da sua família, como uma mensageira das suas lembranças. A sanfona tem essa magia de aproximar, de festejar e celebrar. Salve Lua! Gratidão!”, diz Sanchez.
Das inúmeras gravações de “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) que ouvi ao longo do tempo, destaco a original de Seu Luiz, e a do grupo pernambucano Quinteto Violado, que a recriou de forma a se perpetuar, mas, ouvindo os primeiros acordes vindos do fole de Adriana, me rendo às harmonias criadas para esse voo. Acompanhada por Bosco Fonseca (baixo), Edson Guidetti (guitarra/violão), Lulu Camargo (teclados) e Adriano Busko (percussão/bateria), a cantora põe o toque sensual feminino na interpretação de “Juazeiro” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira): “Juazeiro, juazeiro/Me arresponda, por favor/Juazeiro, velho amigo/Onde anda o meu amor/Ai, juazeiro/Ela nunca mais voltou/Diz, juazeiro/Onde anda meu/Onde anda/Onde anda meu/Amor...”.
Um dos temas mais belos compostos pela dupla Gonzaga e Teixeira, “Assum Preto”, ganha de Adriana uma interpretação digna e um arranjo com fim apoteótico, num jogo de foles lembrando o “véio” Lua. No formato CD, Sanchez conta com a participação especial do maranhense Zeca Baleiro.
No embalo das festas juninas, o “arrasta pé” “Olha pro Céu” (Luiz Gonzaga/José Fernandes) nos convida a cair no salão. Um dos momentos belos do show é a introdução do violão de Edson Guidetti para “Baião” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). Além de cantar lindamente, Adriana nos presenteia com o “pé-de-serra” “Roseira do Norte” (Pedro Sertanejo/Zé Gonzaga), inclusa no álbum como música incidental. Aprovadíssima!
O Hammond de Lulu faz a cama para o floreio da sanfona de Adriana na maravilhosa “Ovo de Cordorna” (Severino Ramos). Usando da tecnologia dos loops, a artista dobra as vozes na introdução de “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas). O ator e cantor Gero Camilo participa na gravação no formato CD.
Adriana teve a ideia de homenagear Luiz Gonzaga em 2011, quando o rei completaria 100 anos. Quatro anos se passaram e aí está um registro que vai ficar na memória daqueles que comungam da obra do mestre Lua. Em “Cintura Fina” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), a artista ainda canta pequenos trechos de “Riacho do Navio”. Vale conferir.  Na clássica “Sabiá” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), Adriana inova e faz uso de batidas eletrônicas e samplers que nos remetem ao som dos estalos da fogueira em “Último Pau de Arara”. A guitarra de Guidetti conduz o canto de Adriana. Para a emblemática “ABC do Sertão” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), a tecnologia em prol da arte, com uso de vocoder e outros recursos eletrônicos, adorna a música de modernidade.
Um dos grandes responsáveis pela música de Luiz Gonzaga sair da temática da seca do Nordeste foi o compositor, também pernambucano, de Garanhuns, João Silva, que pôs a música do mestre para cima e com letras de duplo sentindo. Em “Nem se Despediu de Mim” (Luiz Gonzaga/João Silva), o autor nos conta de uma grande paixão que simplesmente o ignorou numa sala de reboco. Adriana põe aí sua interpretação a serviço da canção. Bela entrega.
A cantora ao piano entoando o som de “Pau de Arara” (Luiz Gonzaga/Guio de Morais) é um dos momentos mais belos do DVD – destaque para o arranjo sonoramente poético. No formato CD, a artista recebe como convidada especial a cantora argentina Lola Membrillo. Em “Qui nem Jiló” ouviremos a intérprete solta, leve e sensual, sem a sua sanfona. No CD Adriana conta com a participação especial do pianista Renato Neto.
“Vida de Viajante”, um dos temas mais importantes da carreira do mestre Luiz “Lua” Gonzaga, ganha interpretação em cima do arranjo original, com a marca de Adriana Sanchez. Para finalizar com chave de ouro essa justa homenagem ao inesquecível mestre, o forró “Vem Morena” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas).

Agende-se para o lançamento deste CD/DVD:
SHOW “SALVE LUA”
28/03 – Sábado, 20h
29/03 – Domingo, 19h
Teatro Décio de Almeida Prado | Rua Cojuba, 45 B – Itaim Bibi, SP.
Entrada franca, com retirada de ingressos uma hora antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário