quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Emoção em voz e piano

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Em plena Quarta-feira de Cinzas o Planeta MPB apresenta o CD “Desvelo”, primeiro da cantora, compositora, arranjadora, pianista e professora de música, mineira de Tupaciguara radicada em São Paulo, Andrea dos Guimarães. Recheado por 12 canções, o álbum gravado ao vivo traz dois temas autorais e dez releituras. Há 13 anos a artista integra o grupo Conversa Ribeira ao lado de Daniel Muller (piano e acordeon) e João Paulo Amaral (viola caipira), com o qual tem dois discos gravados. Andrea nos mostra um passeio minucioso por arranjos criados por ela para vestir velhos clássicos da nossa música. Dona de uma voz que transita livremente por qualquer tom, ela mergulha em cada música para nos mostrar a sua forma livre de tocar e cantar com um alto grau de respeito traduzido em interpretação única. Dessa forma, a cantora transforma sua cria em audição obrigatória aos ouvidos sensíveis e aos pesquisadores do bom-gosto musical.
Para ouvir “Desvelo” deve haver um certo desprendimento de tudo o que você já ouviu antes. Nesta audição Andrea nos mostra como teceu acordes e recriou harmonias. Deixe as entoações que saltam da boca da artista serem seu guia por esse tour nas águas cristalinas do mar de Dorival Caymmi ou no voo rasante da Asa Branca do velho Lua. Feche os olhos para iniciar a viagem com “Ciranda dos Meninos” (A.G.), um tema instrumental emoldurado por um vocalize que nos remete ao colo da mãe numa canção de ninar, fazendo-nos sentir o calor do abraço materno. A conhecida “Começar de Novo” (Ivan Lins/Vitor Martins) é a primeira do CD que ganha nova roupagem, merecendo nossos aplausos. O famoso samba carnavalesco gravado em 1952 pela cantora Marlene, “Lata d’Água” (Luiz Antônio/Jota Júnior), ganha de Andrea uma interpretação quase solene. Vale subir o imaginário morro na cadência desse piano.
“O Rio de Piracicaba vai jogar água pra fora/Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora”, impossível não se emocionar ao ouvir sua versão para “Rio de Lágrimas” (Tião Carreiro/Piraci /Lourival dos Santos). Em dueto com Alcides Nunes, seu pai, Andrea nos presenteia com “Meus Tempos de Criança” (Ataulfo Alves). Pena que Luiz Gonzaga não chegou a ouvir seu maior sucesso sendo apresentado de forma sublime, tocante por essa intérprete. O “triple” me arrepiou: “Seis Horas da Tarde” (Milton Nascimento) “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e “Borandá” (Edu Lobo). “Estrada do Contorno” (A.G.) chega num instrumental cheio de poesia.
É algo tão forte e inexplicável o que se sente ao ouvir as próximas canções, que desconfio ter sido proposital a sequência: “Acalanto (Edu Lobo/Chico Buarque), “Ela Desatinou” (Chico Buarque), “História de Pescadores I” e “História de Pescadores II - Adeus, Esposa” (Dorival Caymmi). Andrea dos Guimarães fecha essa audição da mesma forma que começou, com um instrumental conduzido por um vocalize que mais parece a trilha de um sonho. “Casulo (Cocoon)” (Björk/Thomas Knak) arremata o álbum com delicadeza.

2 comentários:

  1. Mais uma maravilha musical de minha terra. "Desvelo" é o nome certo para o que ela fez com "Rio de lágrimas" e, com certeza, todas as demais. Despetalou nota por nota até encontrar a essência da música e temperou com aquela delicadeza típica de Minas. Lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Depois de passar dias aos e ecos do squidum squidum ... Chega Minas com seu jeitinho de flor e nós encanta com um trabalho mais que especial !!! Que acervo preciso traz para nós Andrea dos Guimarães !!!! Parabéns e muito sucesso !!!! Obrigada Dery por estará frente " abrindo as alas " da nossa riquíssima música popular brasileira !!!!!

    ResponderExcluir