quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Concerto de Fronteira

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Um encontro da jovem Orquestra do Estado de Matogrosso, que este ano completa 10 anos de atividades, com o virtuosíssimo violonista gaúcho Yamandu Costa resultou no sétimo CD da orquestra, “Concerto de Fronteira”. O álbum foi concebido por Yamandu Costa a partir de convite da orquestra para que o violonista compusesse e tocasse uma nova peça em que revisitasse seu universo musical de origem, ou seja, a música de fronteira. Escrever sobre Yamandu é chover no molhado, mas vale ressaltar que o mundo o conhece.
A Orquestra do Estado de Mato Grosso, regida pelo competente maestro paulista Leandro Carvalho, gravou as oito faixas do disco no Estúdio Inca, em Cuiabá. O álbum está sendo lançado pela gravadora Kuarup e apresenta uma peça inédita composta por Yamandu especialmente para a OEMT. “Quando Leandro Carvalho lançou o desafio, topei meio assustado. Mas seguimos em frente, afinal, o principal - ter a ideia do que fazer - a gente já tinha: executar um concerto de fronteira, uma música que há muito tempo eu tinha vontade de fazer, que falasse dessa região, dessa mistura da fronteira que não é tão conhecida pelo Brasil. Essa cultura é riquíssima pelos países que nos abraçam; me criei nesse ambiente. Pensamos em uma composição que falasse e tivesse um sentimento ribeiro, da água doce, de um outro tipo de 'feeling', de sentir”, revela Yamandu no site oficial da orquestra.
O "Concerto de Fronteira" abre com três movimentos assinados pelo violonista. O primeiro, “Fiesta”, é um chamamé, música tradicional muito forte na fronteira do nordeste argentino, que ultrapassa seus limites e chega ao Brasil. Esse movimento é dedicado a Luiz Carlos Borges, acordeonista gaúcho, referência na música de fronteira entre os dois países. O segundo movimento, “Coração de Camalote”, lembra bastante a guarânia, que é paraguaia, mas com uma ideia harmônica bem brasileira, dedicada a Juan Falú, violonista argentino que viveu no Brasil. O terceiro, “Contrabando”, trás uma espécie de narrativa que revela o ato do contrabando entre fronteiras. A peça foi orquestrada pela violonista Elodie Bouny, que acompanhou todas as gravações e deu uma importante contribuição para o resultado final.
O quarto tema do CD também tem a assinatura de Yamandu, em parceria com Paulo César Pinheiro: a bela “O Segredo da Vivência” e “Sarará" (Yamandu Costa), seguidas de “El Canto de mi Selva” (Herminio Giménez). Giménez e José Asunción Flores foram dois dos mais importantes compositores latino-americanos de todos os tempos. Tiveram suas orquestras e nela incluíram instrumentos de cordas dedilhadas, dando início ao conceito de “orquestra típica”. “Decarísimo” (Astor Piazzolla), “Mburrikao”, nome de um arroio na região da Recoleta, em Buenos Aires, (José Asunción Flores) e “Bachbaridade” (Yamandu Costa) fecham o belo “Concerto de Fronteira”.
O lançamento do álbum acontecerá dias 5 e 6 de fevereiro, no Teatro Paulo Autran - SESC Pinheiros - Rua Pais Leme, 195, SP. Ingressos de R$ 12 a R$ 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário