quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pernambuco vai tremer

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Um dos carnavais mais contagiantes e que arrasta multidões pelas ruas é o de Pernambuco. Seja na capital, Recife, ou nas inúmeras cidades que compõem o estado nordestino, o frevo contagia. Quem vai nos contar essa semana “o que é que o frevo tem” é o compositor e cantor pernambucano André Rio, que acaba de lançar seu 18o álbum, “Um Abraço no Frevo”. Com 12 faixas, André faz uma homenagem ao conterrâneo Carlos Fernando (1938-2013) ao gravar sete do compositor que saiu de Caruaru para difundir e legitimar o ritmo em dezenas de canções, entre elas, a conhecida “Banho de Cheiro”. André Rio é considerado um dos mais importantes artistas do estado e um dos ícones do Galo da Madrugada. Com 20 anos de carreira, o artista tem em sua discografia CDs dedicados aos vários ritmos de Pernambuco como o frevo, o forró, a ciranda, o maracatu, o caboclinho e os demais estilos da MPB.
Ouvir “Um Abraço no Frevo” é transportar-se para ruas e clubes recifenses no passo singular da dança, contagiado pelo som dos metais. Não é qualquer cantor que canta esse ritmo alucinante “como manda o figurino”. André nasceu com o dom. O cantor mergulhou no universo de Carlos Fernando, considerado um dos maiores responsáveis por unir o frevo à MPB, ampliando o alcance de um ritmo que se restringia ao Carnaval pernambucano. O CD abre com o pot-pourri “Noites Olindenses”, “Menina Pernambucana” e “Clube da Farra”, todas assinadas por Carlos Fernando, exceto a última, em parceira com Lula Queiroga. “São só quatro dias/Mas parece não ter fim/A gente se lança, se joga, se atira/De corpo e alma/Tudo o que eu quero/é um beijo, é um frevo...” diz “Se Joga e Vai”, assinada por André. Destaque para o solo de guita de Luciano Magno, que divide a direção artística com Rio.
“Um Abraço, Meu Nego” (André Rio/Alírio Moraes/Beto Leal) é um frevo-canção que homenageia em sua letra o compositor Carlos Fernando. Emocionante...! Da dupla de ouro, Tom Jobim/Vinicius de Moraes, ouviremos “Frevo”. “Esquentadinho” é outro do estilo assinado por Luciano Magno e Moraes Moreira, que ganha asas na voz contagiante de André Rio. Na sequência, mais um pot-pourri que contempla três temas de Carlos Fernando: “Pátria Amada”, “Banho de Cheiro” e “Lenha no Fogo”, exceto a última, em parceria com Geraldo Azevedo. O mestre Edu Lobo também se faz presente. Seu frevo-canção “No Cordão da Saideira” ganha interpretação sublime do cantor.
A cidade Patrimônio da Humanidade, tantas vezes cantada, ganha de Getúlio Cavalcanti o belo tema “Voltei, Olinda”, em que André Rio nos envolve a cada acorde. “Frevo Arte” (Luciano Magno/Gilton Della Cella) é a poesia em prol do estilo. “Monalisa Mon Amour” (André Rio/Almir Rouche) tem tudo para ser o hit desse Carnaval na região. J. Michiles, compositor de grandes frevos, não poderia ficar fora desse CD. Ele vem com “Babado da Morena”. Para finalizar, um clássico do Carnaval pernambucano: “Aquela Rosa” (Geraldo Azevedo/Carlos Fernando). Peça o seu na www.passadisco.com.br.

2 comentários:

  1. Verdadeira enciclopédia do frevo, esse disco deve estar realmente maravilhoso. Ouvi o CD "Fervo", onde André mostra que realmente tem frevo nas veias. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o disco e está sensacional. Parabéns pela matéria sobre esse grande artista pernambucano. bjo paula

    ResponderExcluir