Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas
Nada melhor do que tirar a ressaca do Carnaval ouvindo um bom CD com ótimas melodias e letras que são verdadeiros poemas. Pensando em vocês, queridos leitores e amigos, vos apresento Bárbara Leite. “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, diz a letra da canção “Nos Bailes da Vida” (Milton Nascimento/Fernando Brant), e é com este espírito que a cantora mineira apresenta seu segundo CD “Quem?” – mais uma aposta da gravadora Kuarup. Produzido pela própria artista, em parceria com o baixista Tico Laurindo, o CD conta com dez canções, sendo uma regravação, uma em parceria e oito autorais.
Formada em Música/Violão pela Universidade Federal de Ouro Preto, a violonista, cantora, compositora e arranjadora traz em sua trajetória a influência de uma vasta gama de ritmos: samba, choro, jazz, rock, música erudita, gospel e música popular brasileira. “Estou num momento muito especial da minha carreira. O lançamento deste CD permitiu que muitas pessoas pudessem conhecer o meu trabalho e obter esse alcance é extremamente gratificante na vida de um músico! O processo de produção foi bem prazeroso e acredito que isso se refletiu no resultado final. Espero que ao ouvi-lo vocês tenham a mesma sensação que tive ao gravá-lo!”, diz Bárbara.
A primeira música do CD, “Voar” (Bárbara Leite/Ricardo d’Toledo), é a única do álbum em parceira. Nela a artista dá vida aos versos: “Vai a noite vem o dia/Finda-se a escuridão/Vai-se o medo e vem a alegria/Liberdade ou perdição”. A segunda canção é o clássico “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” dos irmãos Lô e Marcio Borges. Bárbara contou que a gravadora sugeriu algumas músicas para que ela regravasse e essa era parte da lista. Em clássico não se mexe, mas a cantora teve o carinho e cuidado em dar a sua interpretação à obra. Eu aprovei. Ela é completa, compõe bem e sabe lidar com as palavras. Prova disso é a canção “Somente o que Seus Olhos Podem Ver” (B.L.).
Aumente o som para ouvir a dançante “Quem Foi que Disse?” (B.L.). A música trás um mix interessante entre rock, soul e samba. Boa pedida. “Anda por aí buscando encontrar/Em cada canto uma resposta/Que não vai achar/Quem?”, diz a letra de “Quem?” (B.L.), que dá título ao CD. A sexta canção Bárbara dedica a um amigo que buscava resposta para suas inúmeras incertezas, e isso “deu em música”: “Indecisão” (B.L.). Os encontros e desencontros que a vida dá, são eternizados na canção “Desencontros” (B.L.), em que a cantora nos põe em um divã para reflexão. “Coisas do Cotidiano” (B.L.), um samba autêntico, em andamento bem rápido, faz uma análise sobre o frenesi das nossas buscas diárias. O que se passa nos corações das pessoas é o questionamento feito pela Bárbara em “O Coração” (B.L.).
A artista deixou para fechar o CD com a canção mais bonita, introspectiva, mais mineira e sutil. Canção que nos convida a ouvi-la só. Deixe que a “Correnteza” (B.L.) penetre por seus poros e te convide ao mergulho em sua melodia, com um toque final de maracatu.
Para o bem da MPB, a artista é realmente uma aposta certa.
Siga nossa coluna no Facebook e fique por dentro do que há de melhor na música brasileira. www.facebook.com/PlanetaMpbDeryNascimento
Compõe, toca e canta muito bem. gostei muito das músicas que ouvi/vi. Aguardando a chegada do CD. Ótima dica, Dery.
ResponderExcluir