quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dez canções e uma viola de ponta cabeça

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Um instrumental que tem a viola como sua voz principal é o que iremos ouvir no CD “Viola de Ponta Cabeça” – terceiro do músico mineiro Fernando Sodré, lançado em junho de 2013, em Belo Horizonte. Sodré é um representante nato da nova safra de instrumentistas brasileiros. É ousado, e isso lhe permite buscar inovações e aperfeiçoamento técnico. O jovem músico é reconhecido como uma das mais importantes vozes da viola no mundo, universalizando-a numa excursão por territórios nunca antes visitados. “É um disco que me proporcionou experimentar toda a minha vivência até agora como instrumentista, principalmente nas improvisações, muito complexas na viola, por limitações do próprio instrumento. A viola tem afinação muito particular, então, para tocar coisas que fujam dessa afinação, fica muito complicado”, explica o violeiro.
O álbum foi desenvolvido com recursos próprios e os arranjos e direção musical são assinados por Sodré. Acompanham sua viola os músicos Irio Junior (piano), Esdra “Neném” (bateria) e Enéias Xavier (contrabaixo). Este último, além de integrar todas as faixas, dirige "Tão Bosco", música de sua autoria. Fernando mostra três canções autorais inéditas: "Viola de Ponta Cabeça", música que dá nome ao trabalho, "Chamaminas" e "Sagarana". As demais são releituras ousadas de clássicos, com influências de toda uma trajetória.
Ouça como se deve ouvir: feche os olhos e deixe-se conduzir por cada acorde. “Viola de Ponta Cabeça” (F.S.) tem um início interessante, em que todas as vozes dialogam até a viola de Sodré nos apresentar com uma melodia rica, envolvente. A segunda canção, “Chamaminas” (F.S.), além de mostrar uma comunhão ímpar entre os músicos da banda, traz a presença de Gabriel Grossi na harmônica, dando um brilho todo especial ao que já é belo. O saudoso Tom Jobim tem um de seus clássicos regravados pelo músico, que toma um cuidado todo especial em nos trazer de volta “Passarim”.
A quarta música do CD, “Sagarana” (F.S), tem introdução típica de um maracatu “ponta de lança”. A viola de Fernando só falta falar, fazendo com que a canção nos conduza por imagens sonoras... Vale a pena a audição. Outro clássico que ganha o respeito devido é “Lamentos do Morro” (Garoto). "Party in Olinda", de Toninho Horta, conta com a participação luxuosa do autor, que toca guitarra, violão e também dirige a faixa. Com participação especial de Alvimar Liberato, um dueto entre viola e violão de sete se ouve em “Jongo (Interrogando)”, de João Pernambuco. A seguir, do jovem músico e compositor Enéias Xavier, Sodré executa a bela “Tão Bosco”. Jobim é novamente visitado e, desta vez, “Samba do Avião” ganha nova roupagem. Para finalizar este trabalho, digno de ser clamado de clássico, nada melhor que “Ponteio” (Edu Lobo/Capinan).
Nós, amantes da boa música, não podemos deixar de ter em nossa CDteca esta preciosidade. Ouvir cada faixa é mergulhar num infinito de possibilidades sonoras... um verdadeiro bálsamo aos nossos ouvidos!
Fernando Sodré lança o CD no dia 26, às 19 horas, no SESC Pompeia – Rua Clélia, 93 – São Paulo. 

5 comentários:

  1. Quero ganhar o CD do Fernando Sodré, porque ele é um ícone da viola brasileira. Transita facilmente pelo regionalismo, jazz, MPB e tantos outros estilos musicais. O Brasil e o mundo merecem conhecer a arte de um músico do quilate de Sodré.

    Jefferson Romero

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muitíssimo de ganhar o CD do grande Sodré! Ele é um dos maiores violeiros desse Brasil, que traz a cultura em sua linguagem e na linguagem de seu instrumento. Conheci sodré em uma apresentação que houve dele em minha cidade. Haviam apenas umas 15 pessoas assistindo por causa do frio imenso que estava na na cidade. Mais mesmo com o frio terrivel fiquei até o fim do grande espetáculo!! E aproveitei a oportunidade desse grande show desse cara que sou muito fã!! No final havia umas 5 e eu era uma delas.. Acho que o Brasil merecia muito conhecer quem é Fernando Sodré e saber de seu trabalho. Pois é um artista dos raros. Que trazem a cultura a flor da pele para o povo Brasileiro! Viva Fernando Sodré!!!

    ResponderExcluir
  3. Felipe e Jerfersom, para participar das promoções tem de esta seguindo o Blog e a Pagina no Face. abraços
    Dery

    ResponderExcluir
  4. Ok, Dery! Estou seguindo o blog.
    E, curti a Página no Face com o meu perfil:
    https://www.facebook.com/jeff.jefferson.77985741

    Grande abraço!

    Jefferson Romero

    ResponderExcluir