quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Uma pintura sonora


edição e revisão: Patrícia Chammas







     A música sem fronteira que nos envolve.


Prestes a completar seus 50 anos de carreira vitoriosa, o compositor, violeiro e cantor, Renato Teixeira, não imaginaria que pudesse ganhar um presente dessa magnitude no auge dos seus 72 anos, que é ter parte de sua obra arranjada por grandes nomes como Ruriá Duprat, André Mehmari, Italo Peron, Vittor Santos, Paulo Aragão, Tiago Costa e interpretada pela Orquestra do Estado de Mato Grosso e a voz solene do próprio artista.

            O álbum “Renato Teixeira & Orquestra do Estado de Mato Grosso – Terra de Sonhos” chega com status de clássico e não pode faltar na CDteca dos amantes da boa música. São 14 faixas com a regência majestosa do visionário e talentosíssimo maestro Leandro Carvalho. O CD é mais uma produção e distribuição do selo, editora e gravadora Kuarup. Dezembro chegou e, com certeza, esse disco é um verdadeiro presente para quem comunga da beleza poética que a música pode nos contemplar. Com ele podemos viajar pelas imagens que o som vai produzir em cada um que se entregar a essa audição rica em detalhes. A voz de Renato emoldurada por cello, baixo, violões, violas de cocho, bruacas e ganzá, típicos da região do Pantanal Mato-grossense ecoa como o canto de um pássaro que sai do ninho em um voo rasante.

            Renato Teixeira está em um dos melhores momentos de sua carreira. Podemos contemplar sua presença nos palcos nos seguintes formatos: show solo, em duo com Sérgio Reis no show “Amizade Sincera” ou em trio com os amigos Sérgio Reis e Almir Sater no show “Tocando em Frente”. Agora podemos mergulhar nas nuances que o show com a Orquestra do Mato Grosso vai nos proporcionar.
            A OEMT abre as portas para os solistas e artistas brasileiros através do maestro Leandro Carvalho, que está sempre inovando. Em 13 temporadas realizou mais de 700 concertos em mais de 120 cidades em todas as regiões do País. Isso deve ser comemorado! Em release, Renato Teixeira cita a sensação que é ouvir sua música com esse capricho da orquestra: “A gente passa a vida toda fazendo aquele feijãozinho com arroz, né (risos), mas agora é diferente de tudo o que já fiz. Poder tocar com a Orquestra do Mato Grosso, com arranjos específicos e muito bem cuidados, que fujam dos formatos originais das canções, com interpretação eloquente do maestro Leandro Carvalho e de todos aqueles instrumentistas, me causa uma sensação muito boa, de renovação”.

            Com arranjo pulsante, evolvente, viajante de Ruriá Duprat, a música que dá título ao álbum, “Terra de Sonhos” (Renato Teixeira/Almir Sater), abre a audição do disco que convida a ouvir o simples da poesia e as notas que saltam de cada instrumento como um balé de pássaros nas copas das árvores. Mehmari, com seu arranjo minucioso, nos convoca a um passeio por “Tocando em Frente” (Renato Teixeira/Almir Sater). Não quero tirar de você, leitor, a surpresa desta audição que é rica em detalhes. Ainda nos resta descobrir as nuances poéticas e melodias de doze canções. Boa viagem ao belo! Renato e Leandro, simplesmente obrigado por tanta delicadeza

Um comentário: