quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Aplausos para Claudete Soares


edição e revisão: Marsel Botelho







      Vitalidade e voz em prol da canção



Salve os deuses da canção por conservar a voz e a inquietude desta mulher Claudette Colbert Soares, nascida no Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1937, de nome artístico Claudette Soares. São 80 anos bem vividos e mais de sessenta anos de carreira. Lançando seu décimo sétimo álbum, Canção de Amor, a cantora carioca nos brinda com a beleza e o vigor de seu canto. Produzido pelo jornalista Thiago Marques Luiz, o CD tem o selo de qualidade da gravadora Kuarup. O álbum, composto de 21 músicas distribuídas em 12 faixas, tem a direção musical, arranjos e piano de Alexandre Vianna.

Inspirado no livro A Noite do Meu Bem, do jornalista e escritor Ruy Castro, Claudette mergulha no oceano do samba-canção e emerge dele com um repertório de clássicos datados dos anos 50, 70, 80 e 90. Mesmo com o passar do tempo, a voz da Diva da Bossa Nova mantém-se intacta, firme, límpida e carregada de emoção. Esse disco já nasceu clássico, obrigatório para os conhecedores e amantes da música brasileira, que o terão em sua CDteca. Sofisticado desde o repertório até a capa, o encarte exclusivo ganha ilustração de Rosana Alencar Ribeiro, a partir das fotos e produção de Murilo Alvesso.

Como passar por essa vida e não ouvir nem conhecer a talentosíssima e detentora de uma simpatia ímpar, Claudette Soares? Há mais de seis décadas vem contribuindo com sua arte para a grandeza da música popular brasileira. Em Canção de Amor, a cantora empresta a voz e canta nomes como Maysa, Dolores Duran, Tom Jobim, Chico Buarque, João Donato e Cristóvão Bastos. Esse resgate deixa claro que os grandes selos multinacionais não podem deixar de investir em nossos grandes ícones musicais, assim como vem consolidar o trabalho incansável de Thiago Luiz. Também se deve aplaudir a louvável iniciativa da gravadora e selo Kuarup, através de seu diretor artístico Rodolfo Zanke, que viabiliza projetos dessa monta, concretizando-os com qualidade inquestionável. Toda essa vitalidade que a artista nos passa certamente deve-se ao fato de amar profundamente o que faz, combustível essencial que a fez percorrer, sempre com qualidade, sua longa e vitoriosa trajetória musical.

A audição começa arrebatadora com A noite de meu bem (1959 – Dolores Duran), Foi Assim (1957 – Tom Jobim/Milton Mendonça) e Fim de Noite (1960 – Chico Feitosa/Ronaldo Boscoli). Essa tríade sonora vai proporcionar uma viagem regada a saudades para os mais maduros; aos jovens ouvintes é a oportunidade de ouvir canções que atravessaram o tempo e ainda continuam essenciais. A faixa dois traz a composição que dá título à essa vital obra de arte sonora, Canção de Amor (1950 – Chocolate/Elano de Paula). Esse trabalho é necessário ouvi-lo, prestigiá-lo, um disco que veio fazer história. Sem dúvida, oportuno, como o faz Claudette Soares, é decantar a vida e exultar dela suspiros de exaltação. É preciso aplaudi-la de pé.

Para saber mais, você pode comprar o CD nas melhores casas do ramo ou ouça-o nas plataformas digitais. Extremamente emocionado, encerro aqui. Obrigado, Claudette Soares!



Nenhum comentário:

Postar um comentário