quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Seis Décadas de Espera


dição e revisão: Marsel Botelho
Foto e arte: Elifas Andreato






                                                                             Mutinho nos prova que vale acreditar nos sonhos




Quanto tempo vale uma espera? O tempo que for necessário. Meu Segredo é o álbum de estreia de Mutinho (Lupicínio Morais Rodrigues), compositor e baterista gaúcho, 76 anos, sessenta de carreira. O CD tem concepção artística e produção musical de Bruno De La Rosa, Marcos Alma e Wagner Amorosino. Mais uma realização da Kuarup, que trata com excelência a música brasileira. O disco tem 15 faixas, entre inéditas, releituras e as participações especialíssimas de Toquinho, Miúcha e Georgiana de Moraes (filha de Vinícius de Moraes), além de primoroso trabalho de capa feito pelo artista plástico Elifas Andreato.

Geralmente, faço uma crítica faixa a faixa, mais vale saber do próprio artista como foi a concepção do álbum. Então, senhoras e senhores, adquiram esse primoroso trabalho. O disco começa com Até Rolar Pelo Chão, uma das primeiras parcerias de Mutinho com Vinícius de Moraes, composta durante as turnês que fizeram pelo país nos anos 70. Em seguida, outra canção com Vinícius de Moraes, mas, dessa vez, surpreendentemente inédita, composta em homenagem a Lupicínio Rodrigues, tio de Mutinho: Acalanto Para Embalar Lupicínio surgiu depois de o cantor e compositor receber a notícia do falecimento de seu tio.

A faixa-título, Meu Segredo, foi a que selou a parceria com Toquinho, uma história apaixonada, inspirada em relato de uma amiga em comum. “Seja mais um amigo que vai a cidade alegrar”, pensou João Palmeiro, ao ouvir a melodia da marcha-rancho, dolente e melancólica, de O Rancho Convida.  Sem Saída é outra parceria com Toquinho, que relata um desencontro amoroso. Valsa dos Músicos (“Uma Só Família”) passou muito tempo guardada, cuja melodia ganhou versos de Vinícius, com grande entusiasmo de Tom Jobim.
Em Oi Lá, dar-se continuidade à homenagem às mulheres, o protagonismo do discurso encanta ao se falar da paciência e da tolerância femininas, segurando a barra e a multiplicidade de problemas advindos da cansativa rotina familiar e doméstica. A música Amigo Porteño emerge de uma aventura com raízes em Buenos Aires, por volta de 1976, onde Vinícius de Moraes se apaixonou loucamente pela poetisa argentina Marta Santamaria. Única letra do amado poetinha escrita originalmente em espanhol. Meu Panamá é uma homenagem ao amigo poeta Vinícius, com a participação de Georgiana de Moraes. Um amor impossível é o tema de Sonho de Heloísa, valsa em parceria com o amigo Carlos Chagas. A marcha-rancho Azul de Maio ganha agora leitura do próprio autor.

O samba Numa Só Das Mãos, em parceria com Luiz Carlos Seixas e Toquinho, fala de relacionamento duradouro. Escapada é música letrada pela saudade que João Palmeiro sentia do amigo. Com tantas homenagens no disco, coube ao filho e parceiro, Márcio Mutalupi, o presente dedicado ao pai, em Estrela Dourada. Para encerrar esse disco histórico, Turbilhão consubstancia uma vida inteira dedicada à música, de forma intensa, com histórias fantásticas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário