quarta-feira, 8 de março de 2017

Jobim por ela


dição e revisão: Marsel Botelho
                                                                    

                                                                        Cantar Tom é para poucos, Fernanda faz parte desse seleto time. 



Hoje é o dia internacional da mulher e vem de uma o belo presente: “Jobim 90”, sétimo CD da cantora carioca Fernanda Cunha, que homenageia o “maestro soberano” cantando 13 temas por ele assinados. Ela herdou da inesquecível Telma Costa (1953-1989), sua mãe, a qualidade vocal ímpar, além de ser craque em fazer discos que já nascem clássicos, a exemplo do CD “Dois Corações” (2004), uma releitura das obras do compositor e pianista Johnny Alf (1929-2010) e da compositora Sueli Costa, de importância histórica para a discografia brasileira. Tom Jobim já havia recebido interpretações primorosas de suas parcerias com Chico Buarque em “Zingaro" (2007) e em outros álbuns da artista. O recente trabalho tem um tom especial: nosso querido e inesquecível maestro Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, morto em dezembro de 1994, completaria 90 anos em 25 de janeiro de 2017.

Vinda de uma família de músicos, Fernanda também é sobrinha da cantora e compositora Sueli Costa. A artista tem se apresentado em palcos brasileiros e internacionais. Todos os anos, desde 2005, faz “shows” mundo afora: Canadá (Vancouver International Jazz Festival), Portugal (2009 e 2011), Jazz Iberia Festival - Espanha (2009), Jazz à Juan - França (2011), Aarhus Jazz Festival - Dinamarca (2011), Jazz Fest Wien - Áustria (2010 e 2011) , Borneo Jazz - Malásia (2011) e Jazz AL Fin e Notorious - Argentina (2010 e 2011). Fernanda gravou com um quarterto fantástico com o qual subirá os palcos: Zé Carlos (violão e guitarra), Jorjão Carvalho (baixo), Camila Dias (piano) e Edson Ghilardi (bateria).

A artista faz parte de um seleto clube de cantoras que sabem emocionar todos com suas interpretações. Cantar Tom Jobim com perfeição é o ofício de Fernanda e ela o faz como se as canções tivessem sido compostas por ela e para ela. O CD abre com a clássica “Águas de Março” (TJ), além da interpretação única de Fernandinha, destaque para o violão do mestre Zé Carlos. Desse repertório de Tom letrista, “Passarim” (TJ) é simplesmente magnífica e, como tal, foi objeto do canto de grandes grupos vocais, mas Fernanda continua nos surpreendendo com suas deslumbrantes vocalizações e com sua refinada sensibilidade ao cantar o maravilhoso “Samba do Avião” (TJ). “Fotografias” nos convida à contemplação de imagens recheadas de beijos, amores e saudades. Em Two Kites”, a canção em inglês, Fernanda empresta a voz e se entrega totalmente. Fernanda Cunha se debruça ainda sobre ”Ana Luiz”, “Chovendo na Roseira”, “Vivo Sonhando”, “Ângela”, “Luiza”, “Corcovado”, “Outra Vez” e “Triste”. O “show” está impecável e deve ganhar todo Brasil antes de estrear nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Para conhecer mais sobre a carreira vitoriosa da cantora acesse: http://www.fernandacunha.com/.Impossível calcular a quantidade de artistas que temos pelos quatros cantos do País e que buscam incessantemente algum espaço na grande mídia. O volume de material que chega ao Planeta MPB me deixa esperançoso, pois a produção é de altíssimo nível e fortalece a minha tese de que, se estamos atrás de qualidade, nós encontramos. Deixe sua crítica e sugestões de pauta no email: dpjproducao@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário