quarta-feira, 15 de março de 2017

Alma de artista


Edição e revisão: Marsel Botelho
                                                                                                                 Foto: Sylvio Coutinho

                                                                        Saulo o artista vestido de homem de milhões de faces e histórias.


Saulo Laranjeira é um desses poucos homens que nascem com alma de artista. Passaram-se 32 anos desde a gravação do seu primeiro LP, portanto, mais que chegada a hora para o registro de suas escrituras musicais e poéticas, de suas memórias desde lá do tempo do Centro Cultural Fulô da Laranjeira – SP. Seu primeiro DVD/CD “Lua Clareou” tem arranjos assinados por Ivan Corrêa, Renato Saldanha e João Omar. Os convidados mais que especiais Telo Borges, Titane, Miltinho Edilberto, Saldanha Rolim e Tuca Graça juntam-se a Saulo nessa comunhão de arte e melodia. O “show” é de tirar o fôlego! O cenário é assinado pelo fotógrafo Sylvio Coutinho, que tem como tema o mural “Toma de Minas a Estrada” da artista plástica Yara Tupynambá. O figurino é uma concepção do estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Mineiro de Pedra Azul, do imemorial Vale do Jequitinhonha, região de renomados músicos e poetas, Saulo completa, no mês de novembro, sessenta e cinco anos de música e de poesia, durante os quais contemplou o público com toda sua multiplicidade de artista, como se tivesse vivivo várias vidas numa só e se doado para nós em cada um de seus inomináveis personagens.
Se vai assistir esse espetáculo em sua casa, prepare-se para fortes emoções e para se deliciar com os 17 temas feitos exatamente para o seu prazer musical.  Já na abertura, uma original interpretação da clássica “O Violeiro” (Elomar Figueira Melo). Nela, o artista com sua Zabunda, no compasso do coração, entoa lindos versos (a enunciação poética consta apenas no DVD). O tema que dá nome ao DVD/CD “Lua Clareou” (Saulo Laranjeira/Tuca Graça) vem em seguida, abrindo um leque de grandes canções e belos poemas líricos. Do pernambucano Antônio Nóbrega, Saulo interpreta “Desassombrado”.

Esse momento é de arrepiar, a emoção fica mais intensa e a gente não consegue se conter ao ouvir “Desenredo” (Dori Caymmi/Paulo César Pinheiro): o dueto com a cantora Titani é um dos momentos mais belos do DVD. Em “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos/Gilberto Gil), além do arranjo brilhante, Saulo faz duo com o Filho, Tuca Graça. Em “Romaria” (Renato Teixeira), pura emoção e fé. A canção “Nós Dois” (Celso Adolfo), que ficou famosa na voz de Tadeu Frango, ganha de Saulo novo “feeling”. Telo Borges participa na canção dos irmãos Lô e Márcio; belo dueto com Saulo em “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”. Ele dedicou ao inesquecível Décio Marques o tema “Tributo” (Volta em si) (Claiton Negreiro). Mais dois temas de Elomar, “Arrumação e Campo Branco”, acompanhado de João Omar.

Lembrando Geraldo Vandré em “Das Terras do Benvirá”, com a participação especial de Saldanha Rolim. Em “Prosa Mineira” (Miltinho Ediberto/Graco Lima Jr), participação de Miltinho. “Beira Mar/Pisa na Linha (DP) é emocionante. “Gira Coco” (Saulo Laranjeira/Tuca Graça) é para dançar. Jackson do Pandeiro e Dorival Caymmi também foram lembrados em “O Canto da Ema/Maracangalha” (D. A. Viana /A. C/João do Vale/ Dorival Caymmi). Fechando com chave de ouro, “Leão do Norte” (Lenine/Paulo C. Pinheiro). Peça o seu pelo e-mail: laranjeiraproducoes@hotmail.com.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário