quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O voo instrumental de Efrank.


Edição e revisão: Marsel Botelho







                                                                                           A Música de Edson Frank é com certeza seu auto retrato 





Primeira matéria do ano na seção “Sem Palavras”, que destaca álbuns instrumentais, começando com o CD “Voo Livre” do compositor, arranjador, guitarrista e produtor guarulhense, Edson Frank, que acaba de sair do forno pronto para ser degustado por pessoas de ouvidos aguçados, que mergulham na imensidão das melodias sem palavras. Dirigido, arranjado e programado pelo próprio músico, coproduzido pelo guitarrista Armando Leite, o álbum apresenta 8 temas, que vão nos conduzir por um voo de imagens e jogos musicais de refinada inspiração.

Realizado com recursos do “FunCultura”, Efrank volta a gravar depois de 26 anos. Nos álbuns anteriores, o próprio artista tocava a maioria dos instrumentos e se utilizava de diversas “programações”. Em “Voo Livre”, Edson nos deu o privilégio de ouvi-lo tocar e gravar com Eder Luis (bateria), Helder Jonnas (baixo), Emerson Marciano (baixo “fretless”), Fabrício Santana (teclados) e Paulo Moraes (sax, clarinete e flauta).

A música, por assim dizer, nasce instrumental e os poetas gostam de vê-la trajada de palavras. Não obstante, Edson a consagra nua e deixa que cada um que a ouça possa vesti-la de forma apropriada, porque não dizer apropriando-se de seus contornos harmônicos e melódicos. Muitas vezes a música não se deixa seduzir de logo ou facilmente pela palavra-poesia e resiste às vestimentas vérsicas, insistindo em sua nudez sonora. Efrank é um artesão de ritmos, de timbres e um aficcionado por climas: certamente, sua música é capaz de nos revelar pictográficas harmonias que nos remetem a lugares por ela sugeridos; na realidade, tais lugares são ideogramas sonoros que nossa imaginação elabora, conscientemente ou não.

As crônicas de Edson com a música começam no início dos anos 60, numa banda formada no colégio, “Pusher”, influenciada pelos “hits” das eras “Beatles”, “Rolling Stones” e tantas outras: era o que acontecia aos jovens ao serem apresentados à música dessa magnífica trupe; decerto, tal arrebatamento juvenil, nos dias atuais, é algo inimaginável. Bom, mas isso é outra história.
Seu primeiro álbum solo aconteceu em 2002, “Festa Pop”, depois vieram: “Digital Performance” (2004), “Tons & Telas” (2006), “Olhar Digital” (2007), “GuitarFusion” (2011), “BiSexto” (2012) e “Imprisean” (2014). “Voo Livre” reúne composições inéditas e outras que fazem parte de alguns desses álbuns, além de uma composição pinçada do álbum “HotSpot Project Vol.1” (2010), que o músico compôs e produziu com o tecladista e produtor, este colunista, Dery Nascimento. Enquanto aconteciam as gravações em estúdio, Efrank produziu mais dois álbuns, “In The Box” (2015) e “Pedra Louco Pedra” (2016).

Em “Voo Livre”, você irá ouvir: “Substância Tóxica”, “Madrugada”, “O Nome da Música”, “Caixa de Sonhos”, “Feliz Natal”, “Regia”, “Balada”, “Para Dançar”. A proposta que Edson Frank nos faz é a de um passeio em um “voo livre sem amarras”, sem palavras as canções serão textualizadas por cada um e para todos nós. Obrigado, Edson, por nos proporcionar esse belo voo.
Para comprar acesse: https://efrankemvoolivre.wordpress.com/


Um comentário: