quarta-feira, 6 de julho de 2016

O Retrato Musical de Charles Theone

 Edição e revisão: Niro Kubota

 A mistura de ritmo deste álbum é o grande tesouro musical 



                     O nordeste é um terreno fértil na amplitude cultural brasileira, doando nos grandes nomes e grandes obras. Charles Theone é um desses nomes que brotou da cidade de  Inajá sertão pernambucano para mostrar sua arte para o mundo, pois além de músico, cantor e compositor, esse sertanejo radicado na cidade maravilhosa também é ator.  Apresentando nos seu terceiro álbum “Charles Theone”, o artista nos doa 10 faixas produzidas pelo mago Paulo Rafael que são verdadeiros retratos sonoros que nos remete a imagens a cada audição. Theone gravou seu primeiro CDTambor do Mundo” a exatos 10 anos mais foi a frente do grupo de Maracatu Nação Pernambuco que as portas do mundo da arte se abriram pois o artista cantou em mais de 80 cidades europeias. No carnaval pernambucano quando seu bloco passava em frente à casa de Alceu Valença, eles eram convidados a subir na varanda mais famosa do Sítio Histórico de Olinda. Deste encontro nasceu uma amizade. Charles vive um momento único na carreira pois além do disco ele é um dos protagonistas, ou antagonista, do filme A Luneta do Tempo, escrito e dirigido por seu padrinho musical Alceu Valença. “Ele me ensinou a ser solto, leve, ajudou na comunicação, ser contemporâneo, e ele foi fundamental nessa minha coisa de compor”, diz Charles.

               O álbum abre com o autêntico samba “Noite Escuras” (Charles Theone/Júlia Ventura). “Enfeitiçado fiquei/Numa roda de samba entrei/Era pura magia, uma estrela me guia/Com a força do tambor (Iansã). A repetição de “Essa boca é doce eu quero provar” marca a bela Bossa “Doce” ( Charles Theone/Dado Amaral). Ouvir Charles Theone é fazer um mergulho em nossa cultura com ritmos como: maracatus , Xotes, Calangos, Cocos, sambas entre outros. Em “Pai do Samba”( C.T), destaque para o suingue e o solo de trombone de Nilsinho Amarartes. O ritmo calango pouco conhecido hoje em dia principalmente entre os jovens ganha do cantor uma leitura maravilhosa em “Cuidado com Mané” (C.T). Com participação especialíssima da cantora Daúde Charles canta “Como Quem Não Quer Nada” (Charles Theone/Jam da Silva).

          A música preferida desde álbum para mim  é “Estrela da Paz” (Charles Theone/Wendel Bará), um maracatu moderno, uma melodia gostosa e uma letra direta que toca fundo. O teclado de Márcio Lomiranda e a guitarra de Paulo Rafael remete aos timbres da banda de Alceu. Não tenha pudor e aumente o som vale, a viagem. Sabe aquele xote bom para falar agarrado no cangote da garota enquanto a arrasta pelo salão? Pois bem, se ouve em “Maça Dourada” (Charles Theone/Júlio Moura). Um autêntico Soul com pitadas de samba, funk e maracatu podemos ouvir em “Festas dos Orixás” (C.T). A penúltima  canção “Chicos e Francisco” (Charles Theone/Edson Natureza) prestam uma homenagem a nomes como: Francisco de Assis, Chico Xavier, Chico Anísio, Chico Mendes, Chico Buarque, Chico Cesar, Chico Science, Xica da Silva, Chiquinha Gonzaga e Francisco Zumbi. Vale ouvir. Para finalizar um passeio sonoro por Olinda em “Olinda Cidade Mulher” (Charles Theone/Chico Esperança). 







Nenhum comentário:

Postar um comentário