quarta-feira, 16 de março de 2016

A Simetria, um Rock Poético


Edição e revisão: Gesu Costa


                                                               Eles fazem música de gente grande


               Uma das coisas gratificantes de escrever, semanalmente nesse canal, é que vamos construindo verdadeiros vínculos com leitores que passam a nos acompanhar e acabam sugerindo pautas e dando valiosas dicas de artistas que estão lançando suas obras e gostariam de ter o nosso olhar. João de Deus é um apaixonado por música de qualidade, nosso leitor fiel e morador da belíssima cidade de Presidente Prudente, interior paulista. Ele nos enviou o primeiro álbum “Uma Pena Pequenina” da banda A Simetria, da mesma cidade dele. Formada por Fábio Fogo (vocal), Thiago Pinheiro (baixo), Samuel Vianna (guitarras/violões) e Rodrigo Ximenes (bateria) contaram com os pianos de Juninho Coelho e Éder Muchiutti. Com 12 faixas produzidas pela própria banda que mistura o bom rock com a fina poesia. O CD é acompanhado por um livreto, uma obra de arte.

                 A literatura, o rock e a poesia são o tripé de equilíbrio dessa banda que deve ser descoberta pelos que reconhecem essas maravilhas. Com um belo acompanhamento de piano Fábio declama “A Simetria” (F.F) “Sabe?/Não dá pra pensar em ser completamente equilibrado!/Aliás...Pensar até dá!/O difícil é ser!”. O rock será a cama para poesia deitar e fazer morada. Em “Dona dos prazeres” (F.F) ouve-se uma banda madura fazendo um autêntico rock com solos de guitarras e suas distorções, além de uma letra reflexiva que nos remete a um olhar profundo que não adianta ser soberano pisotear, desfazer de alguém um dia tudo isso muda.

Feliz de ouvir um trabalho tão autêntico e sem apelos comerciais. “Cientista do Destino”(F.F) “Tenho um mínimo de escolha e é isso que importa./Cientista do destino não é posto que me tente/Tão pequena liberdade quero aproveitar, pra escutar a canção em mim”. Nesta pegada que os jovens músicos da “ A Simetria” vêm mostrando que o verdadeiro som é aquele que emana de dentro e não produzido em laboratórios sonoros para a venda. O futuro só acontece se a gente escrever, diz parte da letra “Se a gente escrever” (F.F), o dedilhado na guitarra apenas anuncia os bons solos que estão por vir captaneado por Samuel Vianna. Uns samplers de músicas de circo dá as boas-vindas ao som envenenado da guitarra e a marcação pulsante do baixo de Thiago Pinheiro e as batidas certas das baquetas de Rodrigo Ximenes para a voz marcante de Fábio na canção “O Palhaço e a Rosa”.

              Raios e trovões, um violão viajando acompanhado de um cello e a poesia expressiva de Fábio na música “Porta a fora do sagrado” (F.F). Para ouvir as outras canções a seguir “Influência”      ( F.F) , “Banquetes dos Heróis(F.F), “Pérola Negra”(F.F), “Apenas o Começo”(F.F) “Que o Vento Continue a Bater” (F.F) e o belo conto declamado “Uma Pena Pequenina”  compre o CD pelo site da banda.www.assimetria.com.br . Recado para vocês leitores. Sou Fábio Fogo, vocalista e compositor, estou muito contente por chegar com o Projeto “Uma Pena Pequenina” no cenário musical de São Paulo e compartilhar esse desafio estimulante que é vincular literatura à música. Essa parceria vai pegar!

2 comentários:

  1. Valeu, Dery. Uma banda que tem muito a dizer num dos melhores espaços dedicados à boa música. Me sinto muito satisfeito em unir coisas tão boas.

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer o companheiro Dery Nascimento que, com muita sensibilidade, percebeu o essencial do nosso trabalho: Rock, Literatura e Poesia. Forte abraço, e sucesso sempre com este espaço legal que é o Planeta MPB.

    ResponderExcluir