quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Voz Mineira em solo Paulista

Edição e revisão: Gesu Costa


                                                  Acreditar  é o primeiro passo para realizar sonhos


                       É natural o artista sair da sua terra para alçar novos voos, buscar a afirmação do seu trabalho, consequentemente ganhar os palcos. Assim fez a cantora e compositora Maria Leite, mineira natural de Alfenas, cidade do sul de Minas Gerais. Há 20 anos, escolheu a cidade de São Paulo para fazer sua morada e se lançar como cantora. “Confessional Urbano”, CD de estreia da cantora, traz sete canções autorais e uma releitura da “Ave Maria” de Gounod e Bach. Produzido pela própria cantora em parceria com Tuco Marcondes e Joaquim Rabello. Diferente de outros trabalhos independentes registrados por nossa coluna, este não teve nenhum incentivo fiscal que viabilizasse sua produção.  Ela com os próprios recursos realizou este projeto pessoal. Maria Leite, durante oito anos, foi  backing vocal de Edson Cordeiro o que lhe proporcionou aprendizado vocal e experiência no palco. A música de Maria Leite dialoga com o cotidiano da cidade por segredos, aromas e cores. Para um CD de estreia, apesar das limitações de produção, as canções são bem produzidas.

                 O CD abre com “Tudo ao Redor” uma declaração de amor onde a cantora manda um recado direto através de sua poesia musicada. A música apenas acompanhada do violão de Joaquim Rabello e suas programações Midi é surpreendente, e merece um arranjo com todos os requintes que a canção anseia. A canção “Feira” mostra mais uma vez que a cantora mergulhou no tema amor, buscando sabores e aromas para dividir com a pessoa amada.  Na terceira canção “Minhas Sandálias”, a cantora confessa através de sua canção que nem sempre o amor e compreendido. “Minhas sandálias parecem ter as tiras cansadas/ De tanto se exibirem enfeitadas noite e dia/ Deixando o caminho aberto pra`quele que eu imaginava caminhar tranquilo ao meu lado”.

                  Ouvido Maria Leite, tenho certeza que ela colocou sua verdade em seu primogênito e vez milagre para produzir este trabalho. Ser contemplado nos editais de financiamentos de projetos não é difícil, o problema está na captação dos recursos. Existem vários escritórios especializados neste tipo de serviço, mas a cantora tentou captar por conta própria sem ter sucesso, deixando claro que artista deve ser artista, enfim é nossa realidade. Uma levada meio Reggae se ouve na canção “Ladeira”.   A vida é como uma roda, gira, gira e nos mostra vários momentos, assim iremos ouvir em “Roda Corrente” uma pegada mais rock, diferencial de outras canções. “Espelho” fecha as canções autorais com chave de ouro e garante a essa mineira batalhadora no hal das grandes cantoras que acreditam no que faz. Uma voz, um piano, uma batida eletrônica para “Ave Maria” de Gounod e Bach. Faça como a Maria Leite, acredite no seu potencial e encare os desafios sem medo de ser feliz. Para comprar este CD você pode entrar em contato com a cantora pelo endereço https://www.facebook.com/marialeitecantora.








Nenhum comentário:

Postar um comentário