quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Do Nordeste ao Norte com Socorro Lira

Foto:Aurílio Santos
Edição e revisão: Gesu Costa

                                                                           Seu canto é pura poesia


                            O que se faz com os jovens em relação à divulgação da música brasileira de qualidade é algo criminoso, pois eles são vítimas do lixo fonográfico; versinhos de quinta categoria que grudam como chiclete, musiquinhas de dois acordes. Por isto venho afirmando que estamos em fase de redescobrimento da verdadeira música brasileira, que as rádios não tocam há tempos e os programas de TVs ignoram. O Planeta MPB ajuda você a encontrar estes músicos que produzem músicas de qualidade.

                       Nesta semana apresento a cantora, compositora e poeta Socorro Lira, Paraibana de Brejo do Cruz, sertão da Paraíba, radicada em São Paulo há 11 anos. Ela lança, na próxima sexta dia 26, seu décimo álbum e seu primeiro DVD homônimo “Amazônia - Entre Águas e Desertos”. Com direção artística de Elifas Andreato, que assina também a arte gráfica do projeto. Os arranjos e direção são do pernambucano Jorge Ribbas. O álbum contém 14 faixas e no o DVD há duas faixas bônus.

                      Escrever sobre Socorro Lira é mergulhar numa atmosfera poética, sua música tem a sustância do tutano do boi por ser expressiva e marcante. Neste projeto, a Paraibana foi buscar na Amazônia o fio condutor que nos levará pelos encantos  e cantos das florestas -  seus rios , suas águas cristalinas , suas estórias e lendas. O intercâmbio pelas influências que Socorro nos proporciona é um presente; como já mencionado, estamos redescobrindo nossa música a passo lento, sem pensar em desistir.

                 Nesta viagem ao norte do País, esta Paraibana arretada, põe em seu matulão temas que vão nos envolver com aromas , cheiros e o frescor que exala das águas. “ Deixa Viver (S.L) É um batuque que em sua letra já exalta a beleza dos rios, dos peixes, das florestas, e seu povo. Agora é a vez de ouvir um belo marabaixo que a cantora assina com Joãozinho Gomes na canção “Dança”.  A cantora agora interprete empresta sua voz na viagem melódica desse Xote que conta a lenda “Uirapuru” (Waldemar Henrique).

               Para os jovens que nunca dançaram ao som de um bolero, é a chance de se deliciar com “O Desejo”(S.L).  Do mestre, também paraibano, Vital Farias, a cantora dá roupagem para a clássica “Saga da Amazônia” destaque para arranjo e a bela interpretação de Socorro. Com cantos de pássaros em dueto com uma bela flauta, a voz emoldurada por um dedilhar de violão e um Cello solene se ouve “Calme” (S.L). Mais uma bela canção “Gema” que a agora a artista divide a parceria com Roberto Adami Tranjan. A cantora fez uma viagem por ritmos, agora é a vez de ouvir o bom reggae assinados por Cátia de França e Abel Silva na “Porque é da Natureza”.
 Um CD assim é obrigatório na discoteca dos amantes da boa música. “ Receita para um cafuné segundo nega Xixiquinha Riá Caxongo”(Socorro Lira/José Eduardo Agualusa). Para ouvir estas e as demais  canções, você é convidado a ir ao lançamento dia 26 sexta às 21 horas no Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93, Pompeia - SÃO PAULO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário