quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Temperos

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


O ano de 2014 foi de ótima safra para a música brasileira. Além de bons CDs produzidos pelas consideradas “estrelas”, também apresentou-se uma gama de novos valores pesquisados pelos quatro cantos do País. Estamos chegando ao final de mais um período mostrando semanalmente a milhares de leitores a música com conteúdo produzida no Brasil, além da ouvida na grande mídia. Quero agradecer a todos que fazem o Metrô News e a Folha Metropolitana por acreditarem nesse projeto, e a toda a equipe do Planeta MPB, sob os cuidados de Patrícia Chammas. Continuaremos a divulgar muito mais da nossa música que desponta, se mantém ou se resgata com qualidade e às próprias custas.
Dezembro chegou e nos apresenta uma promessa vinda da “Cidade Maravilhosa”, com requintes e condimentos nordestinos. Guidi Vieira, dona de uma voz melodicamente poética, nos presenteia com “Temperos”, seu CD de estreia, que conta com 10 canções e produção de Daniel Medeiros (Fino Coletivo).<
Há quem pense que Guidi começou a vida artística com este CD, mas não: ela já tem uma estrada percorrida desde 2006, tempo em que cantava no grupo vocal “Dá no Coro”. As noites cariocas começaram a ganhar a voz solo da cantora a partir de 2008. Para abrir a audição deste, ouviremos “Choro” (Marcello Caldeira), um xote bem pé-de-serra. Nele, Guidi é conduzida pelo toque da sanfona de Chico Chagas e sua voz dá vida aos versos embutidos na poesia nordestina, nos convidando a provar desse tempero. Seguindo o passeio por ritmos daquelas bandas, a cantora solta a voz num bom forró que leva o nome de “Samba de Pé” (Luis Pimentel/Sandro Dornelles). Guide Viera chegou em boa hora para a MPB – sua voz corre livremente pelas canções que escolheu pra cantar.
A terceira canção, “Pronta Entrega” (Arildo de Souza/Adriana Cunha), é um samba-choro – destaque para o clarinete de Paulo Sérgio Santos. As coisas do amor se ouve em “O Varal” (Marinho San/Sandro Livahck). “Temperos” (Luis Pimentel/Sandro Dornerles), música-título do álbum, nos mostra as ricas flora e fauna que muitos de nós desconhecemos. Com um ritmo dançante, ela nos atrai para um mergulho nessa letra cheia de vida. “Segunda Divisão” (Sandro Dornelles/Zeca Barreto) mostra uma crítica inteligente ao nosso cotidiano. Você acha que iria faltar um bom e autêntico samba, acompanhado do violão de 7 e de um trombone no CD de uma carioca? Três Meninos” (Luis Pimentel/Sandro Donelles) tem tudo isso e muito mais.
Guidi foi feliz na escolha de “Tigresa” (Caetano Veloso) para compor o repertório deste primeiro filho; a canção lhe caiu como uma luva e a cantora soube conduzir o clássico com uma interpretação cheia de personalidade, além de ser contemplada com um belo arranjo. A penúltima canção traz a cantora assinando a letra em parceira com Amin Nunes em “Vem de Lá”. Guidi é compositora, mas resolveu, neste primeiro trabalho, focar na interpretação. Para fechar essa audição recheada de ingredientes, iremos ouvir um blues, em “Début” (Luis Pimentel/Sandro Dornelles).

Um comentário:

  1. Ouvindo o disco agora graças à generosidade dela ao disponibilizar o disco inteiro no Youtube. Voz super agradável de ouvir. Afinação perfeita. Já começa com xote e embolada. Gostando muito. Mais uma preciosidade descoberta pelo Planeta. Parabéns, pela escolha e pelo artigo. Dery.

    ResponderExcluir