quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

“Folias de um Natal brasileiro”

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Assim como os três Reis Magos levaram seus presentes ao Menino Jesus, nossos três reis – o violeiro Chico Lobo, o pianista e maestro Gilson Peranzzetta e o percussionista Carlinhos Ferreira – nos presenteiam com 12 folias que ficarão eternizadas no CD “Folias de Um Natal Brasileiro”, recém-lançado pela gravadora Kuarup – verdadeiro presente de Natal! A importância de um trabalho como este, com o aval de uma gravadora que acredita na cultura do País, é a de resgatar as tradições desta cultura popular religiosa (herdada de Península Ibérica) que muitos de nós não conhecemos. O encontro entre Lobo, Peranzzetta e Ferreira é algo a ser celebrado, pois cada um deles trouxe sua parcela de contribuição para eternizar essa obra, resultando num trabalho emocional, festivo, delicado, de beleza única.
Na cultura tradicional brasileira, parte dos festejos de Natal era a comemoração da data por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres, em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, dia 6 de janeiro.
Prepare-se, pois o que você ouvirá vai além de três músicos apresentando seus excelentes trabalhos individuais. Nesta audição você terá contato com o Divino através das canções. Piano, acordeon, percussão e a voz quase que solene de Chico abrirão os caminhos de descoberta para muitos e, para outros, a constatação de uma crença.
Anunciado pelos cantos dos pássaros e uma percussão de efeito, Chico Lobo canta, de sua autoria, “Rezas de Uma Folia”. Sua viola e voz dialogam com o piano de Peranzzetta nos versos “Venha quem vier/E traga seu sorriso, a boa sorte e a companhia/No céu brilhou uma estrela/O galo anunciou a boa nova em cantoria”. O piano de Gilson Peranzzetta faz um solo de recepção para “Passo da Estrela”, tema recolhido por Carlinhos Ferreira e adaptado por Chico Lobo. “Deus lhes dê uma boa noite, pra quem nessa casa mora” – é com essa frase que Chico começa cantando a folia “Canto de Chegada”, também recolhida por Carlinhos Ferreira e adaptada pelo próprio Chico. Nela, Gilson toca piano e acordeon, e a percussão de Carlinhos completa a tríade.
Uma das músicas que mais me tocaram, “Canto da Porta”, também recolhida por Carlinhos Ferreira e adaptada por Chico Lobo, tem melodia que nos transporta para dentro da canção e forte religiosidade presente em cada verso. Este CD veio coroar o ano produtivo desse fazedor de arte, Chico Lobo. Músico inquieto, se deixar, ele apresenta um projeto diferente a cada mês. A quinta música, “Abre a Porta, Deixe a Folia Entrar”, é de sua autoria.
Impossível ouvir este CD e não se emocionar. Os três músicos deram seu melhor. Sobre as canções, por fim, deixo que você me dê sua opinião. No site www.passadisco.com.br se encontra esta obra de arte. À Kuarup, que neste ano nos apresentou o ontem e o hoje, meu “muito obrigado”. O Planeta MPB deseja a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Um comentário:

  1. A união desses três astros de nossa música só faz confirmar a vastidão de nossa cultura e a importância de veículos como este para divulgar nossas riquezas.

    ResponderExcluir