quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Vinte anos de “Noites com Sol"

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Um dos CDs mais importantes da música brasileira – “Noites com Sol”, do compositor e cantor mineiro, Flávio Venturini – acaba de completar 20 anos do seu lançamento. O ano era 1994, ano do Tetra e ano em que a carreira de Flávio também tomava novos rumos pela parceria com sua empresária e sócia, Fabiane Costa. Depois de gravar dois LPs com o grupo O Terço e oito com a banda 14 Bis, Flávio parte para a carreira solo e grava os LPs/CDs “Nascente” (1982), “Andarilho” (1985), “Cidade Veloz” (1990) e “Flávio Venturini ao Vivo” (1992). “Noites com Sol” (1994) saiu pela gravadora Velas, do Ivan Lins e do Vitor Martins. O álbum é considerado um divisor de águas na carreira deste que é um dos maiores melodistas da MPB de todos os tempos.
Produzido por Torcuato Mariano, o CD conta com 11 canções, sendo duas regravações e uma versão. Flávio encontrou em Torcuato a parceria certa e, nela, o fio condutor para o sucesso alcançado por esse trabalho. O álbum lhe rendeu seu primeiro “Disco de Ouro”. O show percorreu os grandes palcos do País e o lançamento em São Paulo ocorreu nos dias 4 e 5 de abril de 1995, no Teatro TUCA. Flávio volta ao pop, sem abandonar o romantismo de suas baladas. O CD emplacou em duas novelas globais: “Fera Ferida” com a canção-título “Noites com Sol” e “Quatro por Quatro”, com a clássica “Clube da Esquina Nº 2”. Além de uma super banda formada por Pantico Rocha (bateria), Marcelo Mariano (baixo) e Torcuato Mariano (guitarra), as gravações contaram com as participações especiais de Marcelo Martins (sax), Nico Assumpção e Arthur Maia (baixo), Cláudio Venturini (guitarra), Rildo Hora (gaita), Toninho Horta (violão), Marcelo Costa (percussão), os cantores Ritchie, Ana Zinger, Julio Borges e o quarteto vocal Be Happy.
Este álbum também marca a estreia do letrista Alexandre Blasifera, que assina as canções “Quando Você Chegou”, “Um Cupido Me Falou”, “No Cabaret da Sereia” e “Sobre o Mar”. As regravações são: “Nuvens” (Flávio Venturini/Ronaldo Bastos) e “Clube da Esquina Nº 2” (Milton Nascimento/Lô Borges/Márcio Borges). Na primeira, originalmente gravada no LP/CD “A Nave Vai” (14 Bis, 1985), além do arranjo que prioriza as programações de loopings e samplers, Flávio dobra as vozes e ganha um texto do autor da letra, declamado no meio da canção. A segunda ganha de Venturini a melhor e mais emocionante interpretação desta composição. O artista grava as canções “Calor/Across the River” (Bruce Hornsby/John Hornsby – versão de Mu Chebabi), “Navios” (Torcuato Mariano/Pierre Aderne) e a espiritualizada “Luz Viva” (Flávio Venturini/Juca Filho). Com Ronaldo Bastos ele gravou “Nuvens”, “O Que Tem de Ser” e a já clássica, “Noites com Sol”. Hoje Flávio contabiliza 15 CDs na carreira solo.
Para comemorar os 20 anos deste álbum antológico ele volta a São Paulo no Theatro Net, dia 14, às 21 horas, num show cheio de surpresas e participações. O repertório contempla o CD homenageado e o mais recente, “Venturini”. Imperdível.

Um comentário:

  1. Muito bom esse álbum, aliás, na minha opinião é o melhor de todos do Flávio Venturini. Todas as faixas são lindas, mas o destaque maior é por conta de Clube da Esquina Nº 2: simplesmente maravilhosa.

    ResponderExcluir