quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pérolas para colecionadores

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas



Quem é colecionador sabe o quanto representa ter em sua discoteca CDs de valores históricos como os que a gravadora Kuarup acaba de colocar no mercado. O presente é triplo e traz os artistas João Bosco, Eliete Negreiros e Telma Costa, que tiveram suas obras relançadas nos formatos CD e digital. Coincidência ou não, todos os álbuns têm mais de 30 anos de seu lançamento em LP. Com isso, a Kuarup presta a todos nós, velhos amantes da MPB, e à nova geração, um serviço de resgate de obras já tão exaltadas.
Quinto LP do mestre João Bosco, “Tiro de Misericórdia” foi lançado em 1977 pela gravadora RCA (hoje Sony Music). Inédito em CD, o álbum é composto por 11 canções da parceria vitoriosa com Aldir Blanc. A música de João tem vida, tem histórias pra lá de curiosas e tem a ditadura, tão presente em suas canções. O repertório é este: “Gênesis”, “Jogador”, “Falso Brilhante” (canção que deu título ao LP de Elis Regina de 1975), “Tempos do Onça e das Feras”, “Sinal de Caim”, “Vaso Ruim Não Quebra”, com participação especial de Cristina Buarque, “Plataforma”, "Me Dá a Penúltima”, “Bijuterias”, “Tabelas” e “Tiro de Misericórdia”.
O LP “Outros Sons”, disco de estreia da cantora e compositora paulistana Eliete Negreiros, ganha versão CD/digital após 32 anos de seu lançamento de forma independente pela gravadora Voo Livre. O álbum é um dos mais significativos da chamada Vanguarda Paulista. Com produção e direção musical de Arrigo Barnabé, a audição abre com “Pipoca Moderna” (Sebastião Biano/Caetano Veloso), a faixa que dá nome ao disco,“ Outros Sons” (de Arrigo Barnabé com letra de Carlos Rennó), “Peiote” (Paulo Barnabé), “Selvagem” (Gilberto Mifune), “Brinco” (Arrigo Barnabé), “Coração de Árvore” (Robinson Borba), “Sonora Garoa” (Passoca), “As Time Goes By” (Herman Hupfeld), “Begin the Beguine” (Cole Porter, versão de Haroldo Barbosa), “Sol da Meia-noite (Midnight Sun)” (J. Mercer, S. Burke, L. Hampton, versão de Aloysio de Oliveira), “Febre de Amor” (Lauro Maia), “A Felicidade Perdeu Meu Endereço” (Claudionor Cruz/Pedro Caetano), “Espanto” (Eliete Negreiros), Itamar Assumpção entrou com “Fico Louco” e “Tudo Mudou” (Arrigo Barnabé).
Para fechar o tríplice lançamento, a Kuarup nos blinda com o relançamento do álbum “Telma Costa”, primeiro trabalho da cantora mineira de voz ímpar, capaz de alcançar os sete tons. Com a assinatura de Dori Caymmi, na produção, o álbum conta com dez canções, além da participação especial de Caetano Veloso, com quem divide os vocais em “'Certeza da Beleza” (Caetano Veloso). O álbum traz clássicos como: “Espelho das Águas” (Tom Jobim), “Coisa Feita” (Aldir Blanc/João Bosco/Paulo Emílio), “Fruta Boa” (Milton Nascimento/Fernando Brant), “Ilusão” (Dory Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro), “Lembra” (Ivan Lins/Vitor Martins), entre outras. Prestes a completar 25 anos de sua morte, em 7 de novembro, Telma tem em sua filha, Fernanda Cunha, a continuação de seu legado.
Três estilos distintos da MPB, felizmente, de volta às prateleiras!

Um comentário:

  1. Encantador projeto da Kuarup que nos traz de volta, em um novo formato, essas preciosidades da nossa MPB !!! Nós ... Amantes da sagrada MPB . Agradecemos de coração !!!! Obrigada Dery Nascimento por compartilhar conosco esse presente !

    ResponderExcluir