quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bem-vindos à "Minha Festa"

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas



Um país com esse mar de grandes cantoras tem de se orgulhar disso. Esta semana o Planeta MPB tem o prazer de apresentar a seus leitores uma das maiores expressões vocais em muitos anos: a cantora, compositora e pianista mineira de Nova Lima, radicada em Belo Horizonte, Selmma Carvalho, que acaba de lançar o quarto CD de uma carreira de sucesso, “Minha Festa”. Com direção, produção e arranjos do competentíssimo Rogério Delayon, o disco conta com 12 faixas e trás a artista assinando cinco canções – autoria de letra música em duas delas.
Já é uma vida levando música de qualidade aos quatro cantos do País, desde que lançou, em 1996, seu primeiro CD, “Selmma Carvalho”. Nesses 18 anos de carreia ela vem colecionando elogios da crítica e dos fãs, sempre bem acompanhada em suas produções.
O CD abre com “Nômade”, com uma parceira entre Samuel Rosa e o letrista Chico Amaral, que tem a participação especial do paraibano Chico César no vocal, com pitadas de música árabe. A letra comunga com a música numa sintonia contagiante: “Minha casa está onde está o meu coração”. A segunda faixa apresenta a Selmma compositora, em “Âncora” (S.C.), um bolero que conta com a presença de “As Formosas” (Babaya, Celinha Braga e Lu Braga). Um ukulele e um Hammond são acompanhamentos fundamentais para Selmma cantar com peculiar suavidade “Se Sorri ou Se Chorei”, do amigo Ricardo Koctus (Pato Fu).
Com elementos de música medieval e uma introdução que lembra a poesia sertanês de Elomar Figueira Mello, o clássico “Amor” (João Ricardo, do Secos e Molhados/João Apolinário) ganha interpretação sublime desta que nasceu para cantar. Meus parabéns ao Rogério Delayon pelo arranjo. Fred Martins divide os vocais com a cantora na música “Canção do Amor Doméstico” (Fred Martins/Francisco Bosco) e nos envolve numa declaração apaixonada.
Não basta ser boa cantora, também tem de saber escolher um bom repertório e isso Selmma faz muito bem. Pinçou dos mestres Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito a música “Minha Festa” e convidou o cantor Sérgio Pererê para fazer os vocais na canção que dá título à celebração. “Mesmo atento e forte, meu irmão/O erro é da vida, condição/Todos erram neste mundo/Não há exceção” dizem os versos da canção “Imperfeição” (S.C.). Dos irmãos Jerry e Alzira Espíndola a cantora dá vida a “Assim é o Coração”.
            A música mais introspectiva do CD, “Paisagem pra Você”, é uma parceria da cantora com o talentoso Sérgio Moreira. Impossível escolher uma canção como favorita no álbum – todas têm uma mensagem a nos tocar. Agora é a vez de mergulhar em “A Seu Dispor” (Selmma Carvalho/Paulo Santos/Vander Lee). Do sobrinho de Caetano Veloso, J. Veloso, a artista grava “Camaleão Vaidoso”: interpretação simplesmente maravilhosa! Para finalizar em grande estilo, “Caminhão de Lixo” (José Carlos Guerreiro).
            A festa não tem hora pra acabar. Pode acompanhar a agenda e seja mais um a festejar música e poesia, arranjo e performance ímpares. Para saber mais: www.selmmacarvalho.com.

2 comentários:

  1. Só de ler da pra sentir a graciosidade desse CD . Seja bem vindo a nossa Amada MPB !!!!

    ResponderExcluir